O Comando Opreacional Conjunto Amazônia informou nesta segunda-feira, 13, a prorrogação da abertura do espaço aéreo na região da Terra Indígena Yanomami para a saída de garimpeiros. O espaço aéreo continuará aberto de forma parcial até a 1h do dia 6 de maio.
Três corredores de voos haviam sido abertos na última segunda-feira, 6, para facilitar a saída espontânea de garimpeiros que tentam deixar a região após o início da Operação Escudo Yanomami, para a desintrusão do garimpo ilegal no território indígena. Desde o dia 4 de fevereiro, garimpeiros relatam dificuldade para sair da região, tendo que sair por barcos ou fazer caminhadas à pé pela floresta por até 30 dias para chegar a área urbana mais próxima. O bloqueio do espaço aéreo havia sido determinado após a edição de um decreto presidencial para a realização da operação.
A operação foi deflagrada de forma oficial na última quarta-feira, 8. Lideranças indígenas estimam que ao menos 20 mil garimpeiros estejam no território indígena e o governo federal prevê que 80% deles deixem a região durante a operação. O garimpo em terras indígenas é ilegal.