Fomos ao fundo do baú, para desvendar o início da história, de cada clube participante, do Campeonato Roraimense de Futebol Profissional 2023. O maior campeão roraimense da era profissional é o São Raimundo e por aqui damos início a série de reportagens “Primórdios de Roraima”, que promete vasculhar os arquivos perdidos e levar ao nosso leitor.
Fundado no dia 02 de janeiro de 1963, no coração da capital Boa Vista, o São Raimundo Esporte Clube é um dos clubes mais tradicionais do futebol de Roraima. O Mundão, como é carinhosamente chamado pela torcida alviceleste, conquistou 13 títulos estaduais ao longo de seus 63 anos de existência, ocupando o posto de terceiro maior campeão do estado levando em conta os títulos da era amadora.
Não foi fácil, os protocolos para fundar um clube no Brasil são burocráticos e de tamanha cautela.
A reunião que resultou na fundação do clube ocorreu no Teatro São Vicente, contou com a presença de Gentil Rocha Lima (presidente); João Reis Brandão (vice-presidente); João Freire (1° secretário); Antônio Rodrigues Pereira (2° secretário); Newton Magalhães (1° tesoureiro); Constantino Rodrigues Coelho (tesoureiro auxiliar); Aquilino da Mota Duarte (diretor de esportes); Amerino Palheta (almoxarife); Caio Vasconcelos (diretor social); Darcy Mendes de Carvalho (orador); Vicente Camelo, Odair Pinheiro e Dionísio Assen (conselheiros fiscais); e Tenistones Ramos Sobrinho, Murilo Bezerra de Mendes e Erismilta Sucupira Carneiro (suplentes conselho fiscal).
O nome São Raimundo foi escolhido em homenagem ao time amazonense de mesmo nome que seus fundadores simpatizavam por morarem no bairro de São Raimundo em Manaus antes de chegarem em Boa Vista. Em alusão a suas cores (azul e branco) o Pássaro Azul foi adotado como o mascote da equipe.
Os estádios Canarinho e Ribeirão são a casa do Mundão, e que receberam momentos históricos para o futebol roraimense. Como o primeiro título no ano de 1977, e o hepta campeonato, conquistado entre os anos de 2016 e 2022, solidificando a hegemonia do São Raimundo na região setentrional do Brasil.
Sede
Um dos principais passos para a grande história do São Raimundo se deu com a construção da Sede Campestre, único Centro de Treinamento próprio de uma equipe de Roraima. Em 2007, no mandato do presidente Giuliano Correia Montenegro, o Capanema, o clube vendeu sua antiga sede na Rua Araraquara, no bairro São Vicente, e no ano seguinte o terreno no Operário foi adquirido para montar toda a estrutura que conta com CT, alojamento, refeitório e sala memorial de troféus. Uma estrutura que vem servindo de espelho para outros clubes pelo país.
Por João Paulo Oliveira