Após ser diagnosticada com uma doença sem cura chamada ceratocone, a jovem Eduarda Rodrigues, de 22 anos, precisa realizar uma cirurgia que faz parte do tratamento. A cirurgia custa em torno de R$ 5 mil e será realizada em São Paulo.
O primeiro diagnóstico, de ceratocone, veio em 2020. Na época, Eduarda não tinha recursos para tratar a doença e não sentia incômodo, então não procurou ajuda médica.
Porém, no último mês, Eduarda recebeu o diagnóstico de úlcera no olho esquerdo, a qual já está realizando o uso de medicamentos, mas é necessário o tratamento da doença.
“Preciso da cirurgia crosslink para arrumar a córnea, para que eu possa voltar a enxergar perfeitamente. No momento, dependo de um olho só, praticamente. Estou fazendo uma vaquinha, porém eu preciso fazer a cirurgia em São Paulo, pois aqui no estado é muito caro”, afirmou Eduarda.
O ceratocone é uma doença que não tem cura, o tecido transparente (córnea) salta para fora ficando em forma de cone. Os sintomas são: visão turva, sensibilidade à luz, coceira, vermelhidão. O tratamento é feito com cirurgia, anel de Ferrara, lentes de contato, transplante de córnea e crosslink.
Para custear o tratamento, Eduarda abriu uma vaquinha online, que recebe doações espontâneas por meio do site ou da chave pix [email protected] ou 95 99126-6944.