Durante o feriadão de carnaval, que vai de sábado (18) à terça-feira (22), será realizada a campanha “Carnaval sem violência”. Equipes formadas pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e a Polícia Militar estarão em pontos estratégicos nos locais onde ocorrerá a passagem dos blocos.
A ação tem como objetivo conscientizar os foliões, por meio de panfletos e abordagens educativas nos carnavais de Boa Vista sobre os tipos de violência praticados contra as mulheres e os canais para denúncia. Na oportunidade, serão repassadas informações sobre a Lei Maria da Penha e alertas a população sobre o que pode configurar atos de assédio e outras abordagens inapropriadas às mulheres.
A campanha é idealizada pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), em parceria com a Polícia Militar e a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec). A ação é conduzida pela Promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner.
“Não é porque uma mulher está na folia que isso é passaporte para ser alvo de situações constrangedoras, assim como, o tipo de roupa usada não é desculpa para assédios ou difamações. Vamos lembrar que NÃO É NÃO no Carnaval também. O respeito às mulheres é a palavra de ordem”, ressaltou a Promotora de Justiça.
As atividades terão início às 19h do sábado, com equipe que percorrerá pontos estratégicos da cidade, como a Praça do Bairro Nova Cidade, o palco Aderval da Rocha Ferreira, no Bairro Nova Canaã, a Praça Maria da Penha, no Jóquei Clube, Praça Cabos e Soldados, no Caranã e a Avenida Ville Roy, no bairro Caçari.