Cotidiano

Município de Baliza vai receber mais de R$ 1 milhão para o setor de piscicultura

Além do Baliza, o projeto já é desenvolvido em Mucajaí e Amajari. A primeira etapa será a a escavação dos tanques de três mil metros cúbicos de espelho d'água

São João da Baliza será o próximo município a ser contemplado com a implantação do projeto de piscicultura em Roraima.

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) já liberou os recursos provenientes de emenda parlamentar para o desenvolvimento do projeto da ordem de R$ 1,5 milhão.

Segundo o autor da emenda, deputado Édio Lopes, a piscicultura em São João da Baliza seguirá os moldes de projetos implantados em outros municípios, como o processo iniciado em Mucajaí no ano de 2009 e, mais recentemente, implantado em comunidades indígenas de Amajari.

“Esses projetos são considerados modelos já dentro do Ministério da Pesca, e são vistos como iniciativas que oferecem ao pequeno produtor uma oportunidade de produzir um alimento de qualidade e rico em proteína”, explica o parlamentar.

Com os recursos liberados, a Prefeitura vai poder autorizar o início das obras. O deputado informou que a primeira etapa do projeto de piscicultura em São João da Baliza consistirá na escavação dos tanques de 3.000 metros cúbicos de espelho d`água nas pequenas propriedades selecionadas. Em seguida, os tanques receberão os alevinos de tambaqui.

Os recursos também vão garantir a ração suficiente para criação dos peixes até a primeira despesca.

“O melhor desse projeto, é que a renda do peixe comercializado é mais que o suficiente para continuidade dessa ação. O Ministério garante a implantação e o desenvolvimento do primeiro ciclo de produção. Depois, com a capacitação e assistência técnica que é oferecida no projeto, cada produtor terá condições de continuar criando os peixes”, explicou Edio Lopes.