O Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista, recebeu 62 cestas básicas entregues pela Força Aérea Brasileira (FAB). A entrega é destinada ao atendimento das crianças Yanomami, internadas na unidade, que possuem costumes alimentícios diferenciados.
No Santo Antonio, as crianças indígenas são atendidas em uma ala especial (bloco G). A estrutura tem capacidade de acolher até 28 pacientes, lugar para redário contando com banheiros adaptados aos costumes. A equipe médica também recebeu treinamento para lidar com as especificidades da cultura e saúde indígenas, informou a FAB.
A diretora da unidade, Francinete Rodrigues, ressaltou a importância da atenção aos costumes indígenas, a adaptação da alimentação e agradeceu a ajuda.
“A alimentação para os indígenas é diferenciada, então esses alimentos que estamos recebendo hoje é muito bem-vindo. São alimentos que eles costumam consumir diariamente e que faz parte da dieta deles, a maior parte de indígenas hoje no Hospital Santo Antonio são crianças desnutridas, então veio no momento certo”, concluiu.
O hospital também trabalha em parceria com a Secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão do Ministério da Saúde responsável pela saúde indígena no país e que coordena e programa políticas de saúde para as comunidades indígenas, com o papel de apoiar e orientar as equipes de saúde que atuam junto às comunidades indígenas.