Esporte

Conheça a história do Real, o único time do interior campeão do Estadual

Quadricolor de São Luiz do Anauá foi campeão roraimense em 2011; naquele ano foi sua estreia no futebol profissional

Fomos ao fundo do baú, para desvendar o início da história, de cada clube participante, do Campeonato Roraimense de Futebol Profissional 2023. O único campeão roraimense do interior, tanto na era profissional quanto na amadora – é a Real, e por aqui damos início a série de reportagens “Primórdios de Roraima”, que promete vasculhar os arquivos perdidos e levar ao nosso leitor.

“O princípio”

História
 
A fundação da Associação Esportiva Real ocorreu no dia 11 de maio de 2006, pelo atual presidente Leomar Silva.

Naquela época ganhando força e apoio do Poder Público local e preenchendo a necessidade de lazer desportivo para população roraimense do Sul do estado.

A região Norte de Roraima já tinha Náutico e Grêmio Atlético Sampaio representando Caracaraí, com a construção do estádio Municipal de São Luiz do Anauá, a Associação Esportiva Real surgiu como socialização esportiva para o município, de pouco mais de 10 mil habitantes.

Primórdios

O início das atividades do Real ocorreu em 11 de maio de 1987, ainda chamado Real Esporte Clube. Com uma equipe amadora de futebol de São Luiz do Anauá, com amigos do então presidente Leomar Silva, naquela época a Instituição era somente uma agremiação filiada à Liga Amadora de São Luiz do Anauá.

Eram amigos paranaenses, maranhenses e paulistas, que no final dos anos 80 jogavam futebol amador nos finais de semana.

Em 2006, com iniciativa de Leomar Silva, entrando em contato com políticos, empresários e amigos locais, se deu a iniciativa de criar um clube, algo profissional e mais sólido.
 
Em uma assembleia ocorrida no dia 11 de maio de 2006, foi criado o estatuto e registrado em cartório. Como Associação Esportiva Real, em início com 27 sócios. Atualmente o clube possui 50 sócios ativos. No ano seguinte ocorreu o período de estruturação, com construção da sede e campo de escolinha.
 
Em 2011, a prefeitura do município de São Luiz do Anauá procurou presidente Leomar para profissionalizar o Real, para representar a cidade no Campeonato Roraimense de Futebol, sendo que o Real foi campeão da Liga Amadora de 2010 e ganhou por direito a vaga e o profissionalismo e filiação à FRF.

Conquistas
 
A Associação Esportiva Real se filiou à Federação Roraimense de Futebol (FRF) e conquistou o título do Estadual em 2011. Foi o único clube na história da competição que faturou o título logo na estreia no profissional.
 
Naquela ano debutou entre os grande do cenário local, com destaque e êxito, levando aquele município em festa, com batucada e bandeiras. Participou da Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro de 2012.
 
Nas outras três participações no Campeonato Roraimense, terminou em terceiro colocado em 2012 e 2017. E em sexto lugar e na última colocação e última participação, em 2018.

Real (RR)

Nome: Associação Esportiva Real
Endereço: Rua Santa Maria, s/n, Castelo Branco, São Luiz do Anauá, CEP 69370-000
Telefone: (95) 98801-2140
Alcunhas: “Destemido Esquadrão”
Mascote: Arara Azul
Principais rivais: Atlético Roraima, Baré e São Raimundo
Fundação: 11 de maio (2006)
Estádio como mandante: Flamarion Vasconcelos (Canarinho) e Municipal de São Luiz do Anauá.
Capacidade: 10.000 e 1000 lugares pessoas
Localização: Boa Vista e São Luiz do Anauá, RR
Presidente: Leomar Silva (mandato até 2023)
Gestor de futebol: Ataniel Gomes
Patrocinadores: Unifrio, Pau Brasil Materiais de Construção, EBX Sport e Farma Certa
Títulos: 1 Campeonato Roraimense (2011)
1 Campeonato Roraimense Juvenil (2011)

Por João Paulo Oliveira