Cotidiano

Roraimenses se preparam para 2ª fase da Olimpíada de Matemática

Próxima disputa, marcada para o mês de maio, será em Fortaleza, no Ceará.

Os alunos classificados para a segunda etapa da 5ª edição da Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais (Omif) estão se preparando para a próxima disputa, já marcada para o mês de maio, em Fortaleza, no Ceará.

Bolsistas do projeto de extensão “Ultrapassando Limites: o caminho até a medalha em olimpíadas”, Nádia Thauana e Jhonathan Hara, receberam certificado de menção honrosa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMep) e estão nos preparativos para elevar o reconhecimento do IFRR em âmbito nacional.

Segundo o coordenador do projeto de extensão, professor Igor Feitosa, a ação, desenvolvida de setembro a dezembro de 2022 no Campus Novo Paraíso, tinha o objetivo de preparar estudantes da unidade de ensino do IFRR e das demais escolas públicas das cidades vizinhas para alcançarem desempenhos positivos em competições de matemática em nível municipal, nacional e internacional. 

“Pudemos observar a dedicação dos estudantes que aderiram à proposta e obtivemos um ótimo resultado com essa classificação, de alto reconhecimento e de nível nacional, que a Nádia e o Jhonathan conseguiram, mesmo sendo do primeiro ano e concorrendo com estudantes do segundo e do terceiro. A expectativa para a Omif, em maio, é a melhor possível”, declarou o professor.

A estudante Nádia Thauana, que se prepara agora para  buscar mais um resultado positivo, avaliou a participação no projeto de extensão como produtiva para a vida acadêmica dela.

“Com o projeto, tive acesso a conteúdos que geralmente não são estudados em sala de aula. E, além disso, pude aprimorar os conhecimentos que já tinha sobre matemática. Tudo sob orientação, o que é muito importante”, comentou a estudante.

Jhonathan Hara, que também se classificou e vai para a Omif, em Fortaleza, se declarou satisfeito com o desempenho que alcançou por meio do projeto de extensão. “Com essa ação, tenho conseguido obter melhor preparo acadêmico na matemática, que geralmente é estudada com muita dificuldade por várias pessoas, mas, participando do projeto, podemos ver que não é nada que não possamos superar e resolver”, comentou.