A fluorose dentária é um problema de saúde bucal bastante comum, e nada mais é do que uma descoloração que ocorre nos dentes em estágio de formação, devido à ingestão crônica de flúor em excesso. O flúor está presente em produtos tais como pastas de dente e enxaguantes bucais, assim como em algumas bebidas e alimentos industrializados. Em alguns casos, estudos sugerem que fatores genéticos podem influenciar no desenvolvimento dessa condição.
Esse problema bucal afeta em especial crianças que consomem muitos produtos contendo flúor durante a fase de desenvolvimento dos dentes. Quando não tratado, o problema pode persistir até a fase adulta. Embora não seja uma condição séria, pode se tornar uma dor de cabeça por impactar a estética dental.
Como a fluorose dentária se manifesta?
Para detectar a fluorose dentária, é bastante fácil. Basta notar se no sorriso da criança aparecem pequenas manchas brancas ou amarronzadas, que prejudicam o esmalte dos dentes. O tom vai variar, a depender do estágio do problema: quanto mais escuro, mais grave. Em alguns casos, pode haver inclusive sensibilidade dentária.
Dentes saudáveis são de cor branca lisa. Se notar o aparecimento de manchas, consulte o dentista. A fluorose dentária pode cobrir uma pequena parte dos dentes até a sua totalidade, levando a queda de todos eles.
Segundo cartilha da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), a quantidade ideal de flúor que pode ser ingerido e que pode prevenir a fluorose varia entre 0,05 e 0,07 mg de F/Kg massa corporal; no entanto, o documento alerta para a necessidade de mais estudos sobre o tema para confirmar esse dado.
Como tratar a fluorose dentária?
Para evitar o aparecimento da fluorose dentária, recomenda-se evitar alimentos e bebidas que contenham um alto teor de flúor, assim como usar uma grande quantidade de pasta de dente. Além disso, é imprescindível consultar um profissional formado em uma faculdade de odontologia para obter as orientações adequadas.
Em casos leves de fluorose dentária, o dentista pode realizar um procedimento de microabrasão para fazer sumir as manchas aparentes. Essa técnica é minimamente invasiva e produz resultados satisfatórios.
Em casos mais severos, o tratamento é muito mais invasivo. Além da microabrasão, pode-se optar pela implantação de facetas de porcelana ou coroas dentárias para cobrir as partes desgastadas pela fluorose.