A doação de sangue é algo de extremo altruísmo e amor ao próximo, havendo benefícios para quem doa e claro, para aquele que recebe. Ao doar uma bolsa com cerca de 450 ml de sangue, a vida de até quatro pessoas pode ser salva. já o doador passa por uma renovação das células, que contribui para a redução dos riscos de desenvolver câncer no pulmão, fígado e garganta, sendo um enorme benefício para a saúde pessoal.
As medidas de segurança para ser um doador é extremamente criteriosa e requer muitos cuidados, mas com a evolução da medicina, este caminho tem se tornado cada vez mais simples. Agora com 6 meses após a tattoo o contribuinte já pode doar sangue.
A direção do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima informou à Equipe da Folha, que o prazo de segurança para doação de sangue por voluntários que possuem tatuagem ou piercing é de seis meses, ante ao prazo anterior, que era de um ano.
O centro ainda destaca que a doação é vedada no caso de voluntários que colocaram piercing em cavidade oral ou região genital, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
As medidas visam garantir que o sangue doado não esteja contaminado por algum vírus, como a hepatite ou HIV. O tempo de incubação de alguns vírus pode durar até 12 meses e, dessa maneira, ficou definido que se espere esse período.
Quem contraiu hepatite após os 10 anos não pode ser doador. Antes dos 10 anos provavelmente se tratava de hepatite A, que é eliminada completamente do organismo. Quem teve hepatite B ou C, portadores do vírus HIV ou de qualquer outra doença infecciosa que é transmitida pelo sangue não podem doar, em hipótese alguma.
COMO DOAR
Para doar basta ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50kg, estar saudável, bem alimentado e descansado.
O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 ao 12h00 e 13h30 ás 18h, na Av Brig Eduardo Gomes, Aeroporto. Para mais informações basta entrar em contato com 95 98404-9593.