Política

MP pede condenação de secretário por usar presos para fazer obras em casa

André Fernandes Correia é acusado de improbidade administrativa

O Ministério Público de Roraima (MPRR) pediu a condenação do secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes Correia, por improbidade administrativa. O secretário é investigado por usar dois presos do regime fechado para fazer serviços particulares na casa dele sem autorização judicial.

De acordo com pedido, assinado pelo promotor Luiz Antônio Araújo de Souza nessa segunda-feira, 27, “Requer, por fim, seja dado regular prosseguimento ao processo, com o acolhimento do pleito ministerial, condenando o réu nas sanções do art. 12 da LIA, conforme pleiteado na peça vestibular”, afirma o promotor no documento

Em denúncia ao MPRR, servidores da Cadeia Pública de Boa Vista disseram que os detentos foram tirados da unidade para construir uma cerca de madeira na casa do secretário. O caso teve repercussão nacional. Presos só podem realizar trabalhos externos em órgãos públicos, com adoção de medidas cautelares contra fuga e em favor da disciplina.

André Fernandes tentou fazer acordos judiciais durante o processo, mas o MP à época pedia que os acordos fossem feitos a partir da exoneração do secretário. A reportagem tentou contato com o secretário, mas ele não se manifestou até o fechamento da matéria.