Laércio Gentil não é mais presidente da Junta Comercial de Roraima. O empresário anunciou a saída após presidir o órgão por 10 meses e alegou “sentimento de dever cumprido e satisfação” em postagem nas redes sociais. O governo estadual ainda não anunciou quem vai ocupar o cargo, mas por enquanto, o vice Fabiano de Cristo o assume interinamente.
À Folha, Gentil explicou que a decisão já era prevista, pois acertou com o governador Antonio Denarium (Progressistas) que sua ideia era ficar aproximadamente um ano no cargo, tempo suficiente para executar projetos voltados à evolução tecnológica de processos e desburocratização de serviços para melhorar o ambiente de negócios local.
Além disso, o agora ex-presidente negou atritos com Denarium, desejou sucesso ao próximo presidente, disse estar à disposição do Governo para o que for necessário para melhorar o ambiente de negócios de Roraima e revelou que vai dedicar sua atenção à representação local de uma fintech nacional de máquinas de cartão e à sua start-up, focada em organizar pedidos de entregas de lanches, bares e restaurantes. “Irei trabalhar diretamente nessa expansão. A Pigz é uma Startup 100% roraimense, que está ganhando destaque nacional”, diz.
Laércio Gentil resume que um de seus principais feitos à frente da Junta foi a modernização do órgão, por meio da implantação de novas tecnologias que tornem os processos mais ágeis e eficientes, como novos canais de acesso aos serviços de forma remota, rápida e segura.
Ele também destacou a concretização da redução da tabela de preços dos serviços da autarquia e o andamento do programa “EmpreendeRR” para identificar e remover obstáculos ao desenvolvimento empresarial. Para Gentil, as medidas culminaram em transformar Roraima como o Estado com maior crescimento percentual de empresas abertas em 2022, com 6,9%.
*Por Lucas Luckezie