Cotidiano

Estudantes realizam dia de autógrafos para lançamento de livros 

Os exemplares, que foram escritos e ilustrados pelos próprios alunos, abordam diferentes temáticas de acordo com a experiência de cada aluno

Alunos da Escola Municipal José David Feitosa Neto, localizada no P.A Nova Amazônia, Região do Murupu, tiveram nesta terça-feira, 28, uma manhã especial de autógrafos que marcou o lançamento de 12 livros produzidos pelos próprios alunos, por meio do programa ‘SuperAutor’, um projeto nacional de letramento que visa estimular o hábito da leitura e escrita nas crianças.

Os livros, que foram escritos e ilustrados pelos próprios alunos, com envolvimento de professores e familiares, abordam diferentes temáticas de acordo com a experiência de cada aluno. A gestora da unidade, Célia Costa, destacou a importância do programa para o ensino/aprendizado dos alunos.

“Estimular esse hábito desde muito cedo é garantir um futuro de sucesso para essas crianças. Além disso, todo o processo é importante, pois conta com a participação direta dos pais junto aos filhos e comunidade escolar, sendo essa integração fundamental para o efetivo desenvolvimento das crianças. Este ano vamos nos inscrever novamente e esperamos uma maior participação” disse.


“Estimular esse hábito desde muito cedo é garantir um futuro de sucesso para essas crianças”  diz gestora (Foto: Divulgação)

PEQUENOS ESCRITORES

João Lukas Correia Silva, de 8 anos, contou um pouco da sua própria história em seu livro, intitulado: A vida de um menino aventureiro. “Gostei muito do livro, principalmente na parte onde tem a foto de toda a minha família reunida. Quero escrever outro e será sobre dinossauros, que eu adoro”, contou.

O pai, Josean Silva, compareceu ao dia de autógrafos do filho e ficou orgulhoso do resultado. “Pegar no livro que foi escrito por ele é muito gratificante e fiquei impressionado com o capricho. Gostei muito da iniciativa, pois desenvolve a intelectualidade da criança e a incentiva a saber contar histórias”, disse.

Já Ana Clara Moreira Alves, de 11 anos, optou pelo lúdico, com a história “A princesa guerreira Linar, o feiticeiro Tito e o Dragão Felício”. “Escrevi com base em um desenho que gostava muito quando era mais nova. A mensagem do livro é que mesmo você ainda não tendo o que é preciso é importante continuar lutando para conquistar o que se deseja”, falou.

A mãe, Joeli Moreira, fez questão de estar presente no lançamento do livro da filha. “Ver uma ideia que foi pensada em conjunto com a família e a escola transformar em um livro é maravilhoso. Para ela é muito importante, pois tenho certeza que esse processo de criação do livro ela levará para a vida”, explicou.

LETRA H

E para quem pensa que só os alunos tiveram o seu dia ‘de fama’, está muito enganado. A professora da unidade, Valdinete Rodrigues, lançou o livro, O Reino Alfabeto: A História da Letra H. Ela afirmou que a ideia surgiu por conta da dificuldade das crianças em assimilarem que a tal letra não produz som.

“As crianças sempre me perguntam porque a letra H não tem som. Por conta disso decidi criar essa história que conta, de forma lúdica, como a letra perdeu o som e de que forma é usada. A ideia é que sirva de ferramenta de aprendizado não só para os alunos, mas também para os professores”, falou.

SUPERAUTOR

Protagonistas de suas próprias histórias, os alunos são estimulados à autonomia e a criatividade em sala de aula, escrevendo e ilustrando um livro profissional de forma a contribuir com o processo de letramento e alfabetização. Escolas interessadas em ingressar no Programa devem fazer a inscrição por meio do site.