O governo federal limitou o horário do trânsito de embarcações pelos postos de controle instalados nos rios Uraricoera e Mucajaí, nas regiões do Palimiú e Walo Pali, respectivamente. Com isso, a passagem só será permitida apenas de 7h às 17h.
As embarcações estarão sujeitas a procedimentos de fiscalização nos postos e não será autorizada a passagem em outros horários. A medida visa reforçar o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.
Ações contra o garimpo
No último domingo (26) a Polícia Federal, com apoio aéreo provido pelo Comando Integrado das Forças Armadas, desmobilizou estruturas de garimpos ainda em operação ao longo dos rios Mucajaí e Catrimani, com a destruição de dezenas de barracas, motores, geradores, infraestrutura de comunicação e outros materiais voltados para a exploração ilegal de minérios no território em quatro acampamentos.
Na terça (28), agentes da Operação Libertação, coordenada pela PF, prenderam uma mulher que tentava passar pelo posto de fiscalização do Palimiú transportando uma pequena quantidade de ouro. Ela foi encaminhada para o sistema prisional, em Boa Vista, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Desde o início da operação para retirar os garimpeiros, a força-tarefa resultou no bloqueio de R$ 41 milhões em bens e na inutilização ou apreensão de 59 balsas, duas aeronaves, oito embarcações, 27 toneladas de cassiterita, geradores de energia, maquinários e equipamentos diversos para extração de minério, utensílios e insumos utilizados na atividade ilegal.
Além da presença ostensiva na região, a PF deflagrou quatro operações para desarticular organizações criminosas que financiam o garimpo, e realizam o contrabando de ouro extraído da Amazônia e a lavagem de capitais oriundos das atividades ilegais.