Cotidiano

Moradores de Rorainópolis reclamam das condições de avenida da cidade

Segundo os moradores, a avenida vira um lamaçal durante as chuvas e no período do verão fica completamente esburacada. O Prefeito reconheceu o transtorno por conta das obras e anunciou que a via será asfaltada.

A junção de obras em vias públicas e chuvas sempre foi um transtorno para quem precisa se deslocar e fazer uso das ruas e avenidas de qualquer cidade. Em Rorainópolis, na região Sul do Estado, cerca de 290 quilômetros da Capital, moradores da avenida Francisco Luiz Reginatto, no bairro Parque Amazônia, disseram que estão quase impossibilitados de transitar pela via de acesso às suas casas e empresas.

De acordo com o proprietário de um estabelecimento comercial, há uma preocupação com a possibilidade de ter algum prejuízo. “Sempre foi um problema, mas agora eles cavaram uma vala. Essa obra já é velha, de uma empresa que está fazendo a rede de saneamento na avenida. Mas nunca termina. A gente tem comércio, não dá para encostar nem caminhão”, explicou.

O denunciante ainda relatou que moradores do bairro entraram com uma ação contra a prefeitura, para que a obra fosse concluída o mais breve possível. “Até advogado que tem escritório aqui [na avenida] entrou com ação, mas não dá em nada”, reforçou.

Uma moradora destacou que, em tempos de chuva, fica intrafegável e chegar em casa é um verdadeiro desafio. “É um esforço hercúleo. Eu tenho carro e já é difícil chegar. Quem tem moto ou não tem transporte, fica ilhado. Já vi gente atolada, já acidente nessa avenida e tudo é por causa das condições dela. No verão tem buracos em toda a sua extensão e no inverno vira um lamaçal. Essa situação o que mais me desmotiva e me frustra na hora de morar aqui. As condições de acesso tornaram o bairro um lugar horrível”, desabafou.


A avenida está passando por uma obra que, segundo os moradores, se estende há muito tempo. (Foto: Divulgação)

A reportagem entrou em contato com o prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira, para saber que medidas estão sendo adotados para sanar os problemas gerados pela obra e que soluções a Prefeitura dará para quem mora ou trabalha no bairro. Ele afirmou que reconhece os transtornos, principalmente no período chuvoso, o que atrapalha o bom andamento dos serviços, mas que o próximo passo, após a obra, é fazer a pavimentação. “No bairro inteiro estamos com obra de esgotamento sanitário, que é uma emenda do deputado Jhonatan de Jesus. Além disso, a Caer [Companhia de Águas e Esgotos de Roraima], começou um serviço para colocar os canos, da rede de água, de forma correta. Pós-obras, vai ser feita a pavimentação asfáltica da avenida”, disse o prefeito.