O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contar com o apoio da Força Nacional para concluir o Censo Demográfico na Terra Yanomami. Um acordo entre os Ministérios da Justiça, do Planejamento, dos Povos Originários e da Defesa foi firmado nesta quinta-feira (2).
A operação inicia na próxima segunda-feira (6) e tem previsão para ser concluída de 20 a 30 dias, a depender das condições climáticas de acesso à região. Os recenseadores já coletaram dados de 50% dos moradores do território. Segundo o IBGE, resta a metade final da população que vive em áreas de acesso especialmente complexas.
Ainda conforme o Instituto, a expectativa é que 10 mil a 15 mil indígenas Yanomami sejam recenseados no mês de março. Até o momento, os recenseadores já coletaram dados de 21.579 pessoas que vivem no território Yanomami em Roraima e no Amazonas. Ao todo, o IBGE estima um contingente de 38 pessoas para garantir a coleta de dados. As equipes usarão, em diferentes turnos, três helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).