Cultura

Festival Internacional dá menção honrosa a filme roraimense

A arte de produzir trabalhos cinematográficos vem se desenvolvendo em Roraima, apesar de ainda ter muito a crescer. O filme Bromance, é um exemplo desse crescimento. Lançado em 2012 e tendo recebido vários prêmios, ganhou agora Menção Honrosa no 3º Festival Brasil de Cinema Internacional.

O cineasta, produtor e ator do longa-metragem, Thiago Sardenberg, afirma que é um reconhecimento da qualidade do cinema roraimense. “Este é o terceiro prêmio do Bromance. Em 2013 ganhou dois prêmios no Festival Curta Amazônia, em Porto Velho (RO), o de melhor atriz para a Camilla Gavioli, que interpretou Carol. E prêmio conjunto para melhor trilha-sonora original, composta pela maestrina Míriam Blós e para a canção ‘Amigos de uma vida inteira’, do Vinicius Tocantins”, explanou sobre as conquistas.

Algumas produções destacam-se na cena roraimense, para Sardenberg existem ótimos exemplos disso, como a dos cineastas locais Alex Pizano e Thiago Briglia. “Nossas produções são bem recebidas por onde passam. Sinto-me honrado em fazer parte de uma geração de realizadores que mesmo com poucos recursos, mas com muita paixão, tem conseguido cruzar fronteiras e se destacar em diversos festivais”.

Sandenberg também falou da importância do apoio à produção audiovisual no Estado. “Quando uma empresa patrocina, está contribuindo para o fomento de um segmento cultural que só tem colhido bons frutos. A produção audiovisual é uma atividade cara. Precisamos de editais de fomento para continuar trabalhando”.

BROMANCE – O filme fala sobre a amizade e amadurecimento. Conta a história de dois grandes amigos que se conhecem aos 12 anos de idade, crescem juntos e com a chegada da vida adulta, começam a perceber o quanto as responsabilidades podem afetar esta relação. “Ainda não está disponível na internet. Por conta dos festivais que tem participado. Entretanto, estará em breve”, disse.

De acordo com ele, é no fundo uma grande homenagem aos melhores amigos. “Compartilho esta Menção Honrosa com toda a equipe técnica, o elenco, os patrocinadores, os apoiadores e todos aqueles que de alguma maneira acreditaram neste projeto e contribuíram para sua realização. Este prêmio é de todos nós”, completou o cineasta.

FUTURO – Bromance está selecionado para a Mostra de Cinema da Amazônia, que acontecerá entre os dias 14 e 27 de setembro, nas cidades de Belém (PA), Bragança (PA), Manaus (AM) e Rio Branco (AC). “Neste mesmo evento, o cinema roraimense também estará representado pelo curta O Último Lamento, de Alex Pizano. Ou seja, estaremos sendo representados em dose dupla na mostra, e isso é excelente”, informou Sandenberg.

Segundo ele, há planos para muitos outros filmes. No entanto, no momento está escrevendo um livro. “Gosto de alternar meus projetos cinematográficos com o teatro e a literatura. Assim que concluir o livro, me dedicarei a dois roteiros de curta-metragem, que estão prontos para serem produzidos”, enfatizou, preparando-se para novas aventuras.

SAIBA MAIS – Para conhecer melhor, visite a página do filme. Site: https://www.facebook.com/BromanceOFilme?fref=ts (B.B)