Cotidiano

Serviço via satélite permite controle de veículos e aparelhos residenciais

Por meio de celular ou tablet, qualquer pessoa pode monitorar carro e moto, desligando-os em caso de roubo, ou controlar aparelhos em casa

A frequência com que atos de violência vêm acontecendo na Capital, entre assaltos, furtos e roubos, principalmente a moradias e automóveis, impulsionou a implantação de um novo sistema tecnológico, que visa aumentar a segurança e proporcionar o monitoramento e comando imediato de veículos e aparelhos eletrônicos residenciais via satélite.

De acordo com o engenheiro mecatrônico José Nunes, que está apresentando este novo mercado à população, o empreendimento passará a oferecer aos clientes o controle via satélite. “É uma empresa voltada para a automação residencial, de casa ou prédio, por meio de celular ou tablet, e também o monitoramento de carros e motos”, explicou.

Com isso, o indivíduo pode visualizar o mapa disponível para saber onde o veículo parou, por onde passou e ainda traçar rotas. Essa tecnologia está sendo implantada pela necessidade criada no Estado. Conforme o engenheiro, apenas uma empresa trabalha com esse tipo de aparelho. “O jeito que a minha empresa faz será único. Eu tenho possibilidade do controle pela internet. Essa é uma iniciativa americana. Foi implementada e funciona em grandes pólos, como São Paulo e Rio de Janeiro. É uma novidade no mercado brasileiro, mas existe há muito tempo nos Estados Unidos e Europa”, destacou.

COMO FUNCIONA – Segundo Nunes, em relação à automação residencial, é uma interação entre casa e a pessoa. Com o auxílio do aplicativo disponibilizado para redes móveis, via internet, o interessado pode ligar e desligar equipamentos em sua casa ou prédio de qualquer parte do mundo.

“Instalo os controles nas tomadas ou onde for preciso. Isso torna possível o controle do ar-condicionado, do portão eletrônico, da televisão e iluminação. O melhor é que você pode fazer isso de qualquer lugar”, explicou.

Conforme ele, esse sistema é diferenciado. “Em caso de roubo, por exemplo, é possível desligar o automóvel. O indivíduo liga para mim ou pelo próprio celular para ativar o desligamento, de uma maneira que o automóvel só poderá ser religado se o comando for acionado novamente”, frisou.

CUSTO – O monitoramento para moto é de R$ 50,00, e para carro, R$ 70,00. O pagamento é mensal. Para automação residencial (casa ou prédio) o pagamento é efetuado apenas uma vez, dependendo da quantidade de objetos que receberão a instalação do sistema. Para adquirir esse serviço, é preciso negociar com o engenheiro proprietário da empresa, José Nunes da Rocha, pelo telefone: 98111– 6508.