Para se despedir do cargo de deputado federal, Jhonatan de Jesus, reuniu aliados, familiares e amigos em um evento na noite desse domingo, 5. Ele assume no dia 15 deste mês, o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Em entrevista à Folha BV, Jesus disse que continuará representando o povo de Roraima da mesma forma que já vinha atuando como deputado federal.
“O mesmo trabalho que fiz como deputado vou continuar fazendo. Agora olhando o Brasil, avaliando, cuidando, orientando, estando ao lado dos prefeitos, dos Estados como o grande parceiro que o TCU tem que ser do Congresso Nacional”, disse.
Jhonatan destacou o sentimento de gratidão. “A função mais nobre que um parlamentar tem que fazer é representar bem o seu povo. E eu fiz tudo o que foi possível. Nessa nova missão, vou procurar fazer da mesma forma e com o mesmo entusiasmo”.
O vice-governador do Estado, Edilson Damião esteve no evento representando o governador Antonio Denarium. Damião destacou a importância de Jhonatan de Jesus como ministro para o Estado.
“O fato de ser um roraimense vindo de São João da Baliza e estando na mais alta corte do país já significa muito para Roraima. Ele foi um deputado federal atuante e que mais trouxe recursos para o Estado. Acreditamos que tudo o que estiver ao alcance do TCU e respectivamente em relação a Roraima, ele vai atuar em favor do Estado”, disse Damião.
Gabriel Mota, que assumirá como deputado federal no lugar de Jesus, contou um pouco sobre as prioridades do mandato.
“Nossa prioridade é o estado de Roraima. Vamos trabalhar incansavelmente, de forma séria e organizada. Visando o homem do campo, interior e não esquecendo da Capital. Principalmente, a Br-174, imigração, entre outras demandas do Estado”, disse.
Estiveram presentes diversas lideranças e autoridades, como os senadores Hiran Gonçalves, Mecias de Jesus. Os deputados estaduais Marcos Jorge, Tayla Peres, Gabriel Picanço, entre diversos secretários.
Jhonatan de Jesus
O deputado federal Jhonatan de Jesus foi eleito, pela primeira vez, em 2010, e cumpre o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Nascido e criado em Roraima, formou-se em Medicina pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente, além de exercer plenamente as atividades parlamentares, é mestrando em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
No âmbito de sua atuação na Câmara dos Deputados, em 2017, foi presidente da Comissão de Minas e Energia; presidiu o Grupo de Trabalho Reforma da Legislação Eleitoral; dentre inúmeras outras ações legislativas que muito contribuíram com o seu crescimento profissional, político e pessoal.
Assumiu, no ano de 2019, a liderança de seu partido, o Republicanos, na Câmara dos Deputados, para a qual foi eleito por unanimidade, com o compromisso de solidificar e engrandecer cada vez mais a atuação de seus membros e dar visibilidade aos programas do partido na Câmara. Foi líder por dois anos consecutivos.