Economia

Confiança do empresário de RR registra menor valor dos últimos 9 meses

Apesar da queda, comerciantes estão 16% mais confiantes que em fevereiro do ano passado.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou o menor valor dos últimos nove meses. Foram 135,0 pontos em fevereiro. Essa foi a terceira redução consecutiva do Icec, conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Apesar de registrar a terceira queda seguida, “a confiança dos empresários roraimenses reduziu 5,5% em relação ao mês de janeiro deste ano, mas se a gente comparar com fevereiro do ano passado, os empresários estão 16% mais confiantes”, destaca o assessor econômico da Fecomércio/Roraima, Fábio Martinez.

Os três índices que compõem o ICEC (condições atuais, expectativas e investimentos) também apresentaram redução em fevereiro de 2023, na comparação com janeiro, com destaque para a retração nas expectativas dos empresários roraimenses quanto ao futuro da economia, o setor do comércio e suas próprias empresas.

O único subitem que apresentou crescimento na comparação com janeiro foi o da situação atual dos estoques. Um aumento de 3,7%, chegando a 99,9 ponto, maior valor desde outubro de 2019. Muito próximo do nível de indiferença de 100 pontos.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, são diversos os fatores que influenciaram esses resultados.

“A desaceleração da atividade econômica e das vendas no varejo, que provocaram uma piora nas avaliações sobre a economia e o setor do comércio, vem acompanhada de inflação ainda fora da meta, juros elevados e perda de fôlego nas contratações formais de trabalhadores”, diz o presidente.

O setor de comércio e serviços em Roraima movimentou R$ 6,6 bilhões em 2022, só a atividade do comércio registrou um volume de R$ 2,7 bilhões. O volume de vendas do comércio varejista no estado cresceu 11,1%, sendo o segundo maior resultado do Brasil, ficando atrás apenas da Paraíba, que cresceu 13,9% no mesmo período.