Suplente do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos), o vereador Gabriel Mota (Republicanos) será empossado nessa quarta-feira (8), às 14h (de Boa Vista), na Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pelo deputado estadual Gabriel Picanço (Republicanos), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
LEIA MAIS
- Lula nomeia deputado Jhonatan de Jesus como ministro do TCU
- Vou continuar representando o povo de Roraima, diz Jhonatan de Jesus
Sogro do futuro parlamentar federal, Picanço revelou que Jhonatan, já nomeado como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), vai pedir oficialmente a renúncia do cargo de deputado às 16h (de Boa Vista). Com isso, Mota deve renunciar a vereança nessa quarta, para então assumir a vaga em Brasília.
Indefinição sobre vaga de Gabriel Mota
O presidente municipal do Republicanos, vereador Manoel Neves, indicou na sessão desta terça-feira (7), na Câmara Municipal de Boa Vista, que continua o impasse sobre quem vai assumir a vaga de Gabriel Mota na Casa.
“Tá sendo discutido esse assunto, tá sendo avaliado pelo TRE [Tribunal Regional Eleitoral], por esta Casa e, com certeza, ao que for de lei, de direito, vai se cumprir. Não podemos afirmar nada agora, mas nosso entendimento é que a vaga é do partido”, declarou.
A aprovação de Jhonatan para o órgão de controle expôs um impasse entre os dois primeiros suplentes do partido Republicanos nas eleições municipais de 2020. Ambos afirmam ter o direito de assumir à vaga de Mota e a disputa corre o risco de acabar na Justiça.
Quando procurado pela Folha, o presidente da Câmara, vereador Genilson Costa (Solidariedade), repete que a Casa se posicionará sobre a definição logo após a renúncia de Gabriel Mota.
*Por Lucas Luckezie