Cotidiano

Câmara de BV vai consultar TRE sobre quem assumirá vaga de Gabriel Mota

Adjalma Gonçalves e Samuel Lopes, suplentes do agora ex-vereador, afirmam ter o direito de assumir ao mandato na capital

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa (Solidariedade), prometeu nesta quarta-feira (8) consultar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) antes de decidir sobre qual dos dois primeiros suplentes será empossado no lugar do agora ex-vereador Gabriel Mota.

Mota vai assumir na tarde desta quarta o cargo de deputado federal, após a renúncia de Jhonatan de Jesus para assumir a vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Essas mudanças expuseram um impasse entre Adjalma Gonçalves e Samuel Lopes, suplentes do partido Republicanos nas eleições municipais de 2020 que afirmam ter o direito de assumir ao mandato de vereador da capital.

Genilson Costa disse ter recebido ofícios tanto de Gonçalves, que se desfiliou do Republicanos para concorrer a deputado estadual pelo Pros em 2022, quanto da própria sigla, de Samuel.

Com isso, Costa disse ter conversado com a maioria dos atuais vereadores os próprios suplentes, até entender que a melhor decisão seria consultar a Corte eleitoral, com o apoio da Procuradoria da Câmara.

No plenário, o vereador Júlio Medeiros (PV) defendeu que quem deve ser empossado é Adjalma Gonçalves. “Quem é o primeiro suplente é o Adjalma, então cabe ao Samuel, o Republicanos, cobrarem na Justiça”, afirmou, cuja fala ganhou apoio do colega de partido, Ruan Kennoby.

Por sua vez, o vereador Ítalo Otávio (Republicanos), líder da bancada de seu partido, elogiou a decisão. Ele pediu que a consulta seja urgente “para que não haja falta de representatividade”. O presidente municipal do Republicanos, vereador Manoel Neves, disse que a medida é acertada para evitar injustiça.

*Por Lucas Luckezie