Polícia

Cerca elétrica não impede fuga na Penitenciária de Monte Cristo

Não havia sentinela nas duas guaritas próximas do local de onde o preso escalou o muro, cortou a cerca e fugiu

Um preso subiu em uma escada de madeira, cortou a cerca elétrica, pulou o muro e fugiu ontem à tarde da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC), na zona rural. A fuga ocorreu pela lateral direita do presídio, entre as guaritas 6 e 7. Não havia sentinela na hora da fuga.

Segundo os agentes penitenciários, o fugitivo pode ser do regime fechado porque o local da fuga foi perto da ala desses tipos de condenados. Policiais militares entraram na mata, atrás da unidade prisional, na tentativa de recapturar o detento, mas até o encerramento da matéria, às 19h, não o haviam localizado.

As cercas elétricas no muro do presídio foram instaladas no começo do ano, mas parte dela não funciona porque não está energizada, o que facilita a fuga dos detentos. O Governo do Estado informou que a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) já instaurou procedimento para apurar as circunstâncias da fuga e se houve falhas na segurança da unidade prisional.

Por trás da Penitenciária há uma mata e um rio corta a região, o que facilita também a fuga dos presos. No mês passado, mais de dez detentos fugiram por um buraco. Na semana seguinte, os policiais encontraram outro túnel cavado na unidade prisional. (AJ)