O encerramento do “Conversas de Cultura” aconteceu neste sábado, 11, com a presença do prefeito Arthur Henrique. Ocasião em que ele anunciou a criação de um inédito Sistema Municipal de Cultura, com pacote de ações focadas no fomento e incentivo à cultura local.
As propostas deste sistema foram debatidas e construídas de forma democrática, pelos próprios profissionais que vivem e conhecem de perto as necessidades, onde apresentaram suas demandas, anseios e soluções à prefeitura. E o “Conversas de Cultura” foi encerrado com a criação de um grupo de trabalho para dar andamento às ações futuras.
Ao longo dos 10 encontros que vinham acontecendo desde o dia 1º de março, quase 700 profissionais dos mais diversos segmentos participaram, dentre eles, da economia criativa, audiovisual, música, artes cênicas, povos originários, literatura, cultura popular, urbana e hip hop, dentre outros.
Emocionada no último encontro estava Lulia Oliveira, representante de uma tradicional quadrilha da cidade. “É um evento de grande relevância para a cultura em geral. Eu posso dizer com muita propriedade que o que está acontecendo aqui dentro da FETEC nunca tinha acontecido. A gente ser ouvida, a cultura ter voz para falar, e a prefeitura com sensibilidade para ouvir cada um. Fico muito feliz já que estou militando há muito tempo e ver isso acontecer é realmente para ser aplaudido de pé”, disse.
Entenda as propostas a serem trabalhadas para fortalecer a cultura na cidade
1. Sistema Municipal de Cultura – Projeto de Lei regulamentado e contemplando os instrumentos e objetivos: Conselho Municipal de Políticas Públicas para Cultura; Editais de Fomento; Estimular a criação, a produção, o acesso, a formação e o desenvolvimento cultural da cidade; Promover e democratizar o acesso aos bens culturais; e Estimular as dinâmicas culturais locais e a criação artística.
2. Programa Municipal de Difusão e Capacitação Profissional;
3. Linha de crédito para empreendedorismo cultural;
4. Regulamentação da Lei Municipal de Incentivo a Cultura;
5. Preparação da equipe e elaboração de plano de trabalho e aplicação para as Leis Paulo Gustavo e LAB. (Lei Aldir Blanc)
6. Parcerias com instituições e órgãos nacionais de cultura;
7. Ações de valorização e divulgação dos artistas da cidade.