Roraima dispõe de uma série de atrativos e belezas naturais que poucos lugares no Brasil oferecem. O Estado, no entanto, tem encontrado dificuldades para transformar o turismo local em uma área de investimento lucrativa para os empresários do setor e atrativa para os próprios turistas.
A saída tem sido o incentivo por parte do poder público na criação de um plano para o desenvolvimento do setor. O governo está elaborando diretrizes com o intuito de estabelecer atenção especial onde a demanda tem sido significativa, que são os casos dos turismos interno e externo.
Segundo o diretor do Departamento de Turismo do Estado, Ricardo Peixoto, a primeira providência foi no sentido do incentivo à iniciativa privada, responsável por oferecer estrutura física e pessoal aos pontos turísticos. “O governo procurou, por meio da agência de fomento, criar mecanismos financeiros para financiar projetos que possibilitem a expansão do turismo nas áreas rurais”, disse.
Conforme ele, além de uma melhor estrutura, houve a preocupação em relação à qualidade do serviço oferecido. “Não adianta ter bons hotéis, pousadas ou restaurantes se não tiver qualidade no atendimento”, comentou.
Dentro do plano, o governo ofereceu incentivos ao setor com o programa de financiamento que oportuniza aos empresários credenciados junto ao Ministério do Turismo a criação de novas empresas, com juros mais baixos. “É um incentivo para melhorar a estrutura física e pessoal, que é importante nesse processo”, destacou.
De acordo com Peixoto, o projeto em parceria com entidades ligadas ao turismo conta atualmente com a adesão de oito empresas. “Temos hoje na atividade rural 14 unidades atuando plenamente e outras se habilitando para entrar no processo”, afirmou.
MUNICÍPIO – Os avanços no setor também puderam ser percebidos na Superintendência de Turismo da Prefeitura de Boa Vista. Segundo a chefe do setor, Alda Amorim, a criação de um Conselho Municipal de Turismo foi o primeiro passo. “Identificamos que não tínhamos esse conselho e que éramos a única capital no Brasil que não tinha um plano municipal”, Frisou.
Conforme ela, os empresários também fizeram parte do processo de criação do Conselho. Em relação ao plano que está sendo desenvolvido junto ao Ministério do Turismo, Alda explicou que tudo está sendo feito dentro do cronograma previsto pela Prefeitura. “Estamos buscando financiamento para a construção desse plano de turismo. Para isso, já realizamos audiências e estamos seguindo o cronograma de construção”, frisou.
ROTEIROS – Além dos turistas, os maiores beneficiados com os planos de desenvolvimento para o setor são os empresários. De acordo com o diretor de uma empresa especializada em turismo de aventura, a ideia tem sido criar condições para que os atrativos de Roraima possam ser visitados dentro do pacote oferecido pelas empresas.
“A partir desse formato, fazemos a divulgação lá fora para que as pessoas tenham o interesse de vir para cá. A nossa mídia tem funcionado pela internet, as agências de operadoras e pelas redes sociais, além da participação em eventos relacionados com o turismo, aonde criamos um relacionamento com os turistas”, ressaltou Magno Souza.
Ele destacou que o Monte Roraima tem servido com uma espécie de âncora para atrair novos turistas para a visitação em outros lugares. “Temos a visita ao Tepequém, agora estamos com a pesca esportiva, que funciona muito bem, além do turismo rural e outros roteiros novos, como o de aves e o de observação de orquídeas”, complementou. (L.G.C)