O projeto Vida Pós-Covid iniciou um levantamento com a população da capital para estudo das sequelas deixadas pela pandemia de coronavírus. A ação é organizada pelo Instituto Filhos de Roraima em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de Boa Vista (SMSA).
Durante todo o mês de março, os agentes estarão nas ruas dos bairros de Boa Vista para fazer o levantamento de campo, que servirá como estudos sobre o número de sequelas deixadas pela Covid-19, bem como da gravidade.
“A proposição é que, de acordo com tal levantamento, os dados sejam apresentados à SMSA para que esta possa desenvolver ações no sentido de atendimento desta população. Um atendimento mais direcionado a este usuário especificamente”, explicou Márcia Figueiredo, enfermeira do Instituto Filhos de Roraima.
Conforme a enfermeira, o levantamento está sendo feito através de uma pesquisa em formato de entrevista com os moradores das residências. O questionário contém 31 perguntas objetivas e leva cerca de 7 min para responder.
“Os pesquisadores estão fazendo visitas casa a casa. Temos uma programação de bairros a serem visitados. Percorreremos todas as macroáreas de Boa Vista, de acordo com com a estatística de casos confirmados, em 42 bairros, dos 56, do município”, informou.
A pesquisa começou nesta segunda-feira (13), no bairro 31 de março. De acordo com Márcia, o levantamento tem previsão de terminar em maio e é importante o apoio da população no atendimento dos agentes em campo.