O ex-deputado federal Jhonatan de Jesus, de 39 anos, foi empossado como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta quarta-feira (15), em Brasília. Enquanto recebia a toga, a banda do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (EPEB) executava a versão instrumental do hino do Estado de Roraima.
Em seu juramento, o ex-deputado prometeu desempenhar com independência os deveres do novo cargo e a cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal e as leis brasileiras vigentes. Após o ato, o decano do TCU, ministro Walton Alencar Rodrigues, saudou o novo colega de tribunal.
Para Rodrigues, a posse do roraimense “coloca-se como mais um importante elo dessa longa cadeia histórica e reafirma o indeclinável vínculo do Congresso Nacional com o interesse público e os preceitos da Constituição Federal, sobretudo, pela preocupação que houve de ressaltar os atributos da idoneidade moral e reputação ilibada do empossado, indeclinável exigência constitucional para exercício do cargo”.
A posse conta com autoridades, como:
- Ministro Bruno Dantas, presidente do TCU;
- Arthur Lira (Progressistas), presidente da Câmara dos Deputados;
- Veneziano Vital do Rêgo, primeiro vice-presidente do Senado Federal
- Ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
- Augusto Aras, procurador-geral da República;
- Cristina Machado, procuradora-geral do MPTCU
- Fernando Haddad, ministro da Fazenda;
- Beto Simonetti, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A plateia também conta com o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, os senadores Mecias de Jesus (Republicanos), pai do novo ministro, e Hiran Gonçalves (Progressistas), e o ex-senador Romero Jucá, além de prefeitos, vereadores e deputados de Roraima.
Perfil
Jhonatan de Jesus nasceu em 3 de setembro de 1983, em Boa Vista. Além de empresário, ele era deputado federal desde 2011 e iniciava o exercício do quarto mandato ao receber, em 2022, 19.881 votos, sendo o mais votado de Roraima.
Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Minas e Energia e o Grupo de Trabalho Reforma da Legislação Eleitoral. Por dois anos consecutivos, foi líder de seu partido na Casa.
Jesus é formado em Medicina pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente, ele cursa mestrado em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
O roraimense teve o nome aprovado por 239 votos na Câmara dos Deputados e 72 votos no Senado Federal. Ele assumirá a vaga aberta após a aposentadoria da ministra Ana Arraes. A Constituição Federal estabelece como um dos requisitos para ser ministro do TCU ter entre 35 e 70 anos de idade. O roraimense tem 39 anos e terá, pela frente, quase 31 anos no cargo até ser aposentado compulsoriamente.
*Por Lucas Luckezie