O Hospital da Criança Santo Antônio deve receber nos próximos dias equipamentos necessários à ampliação dos leitos de internação e de UTI, e também mais médicos. O reforço na saúde municipal foi anunciada pela prefeitura de Boa Vista, após reunião com o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15).
A unidade de saúde é a única especializada em atendimento infantil de todo o Estado. Ela também recebe demandas da Venezuela e Guiana.
Segundo a prefeitura, o Hospital da Criança está sobrecarregado como resultado da imigração em massa na cidade, além da crise sanitária vivida na Terra Indígena Yanomami.
“O Ministério da Saúde, o Governo Federal, estão comprometidos em nos ajudar. Ações importantes já começam a acontecer. Na semana passada já iniciamos a ampliação dos leitos de UTI e Trauma do Hospital da Criança. Mas para isso, a gente vai precisar rapidamente de equipamentos. E o Ministério da Saúde já conseguiu e vai nos encaminhar. Então, logo, logo, o número de leitos, tanto da UTI, quanto do Trauma, será ampliado”, explicou o prefeito da capital, Arthur Henrique.
Em relação à equipe médica, a prefeitura diz que está previsto para a próxima semana a publicação da Medida Provisória que institui a nova versão do programa Mais Médicos. Conforme o prefeito, Boa Vista será contemplada com a vinda desses profissionais.
“Boa Vista vai ser contemplada, onde vamos contar com mais médicos brasileiros, formados no exterior e profissionais estrangeiros, que vão fortalecer a nossa rede municipal de saúde. Além disso, vamos ampliar também o número de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Nossa previsão é mais que dobrar o número dos profissionais que temos hoje. Isso também foi tratado na reunião e o Ministério vai apoiar essas ações”, ressaltou.
O Hospital da Criança dispõe de 187 leitos de internação, 15 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco no Trauma, porém todos já estão ocupados. Desde janeiro, a unidade já atendeu, aproximadamente, 300 crianças da etnia Yanomami e conta com 40 crianças venezuelanas internadas.
Nesta quarta-feira, o hospital entrou em obras de ampliação do Trauma, que até então, funcionava com cinco leitos. Duas enfermarias foram anexadas ao setor e agora vai contar com 10 leitos em funcionamento.