Uma dieta saudável e equilibrada pode ter muitos benefícios para a saúde da mulher, incluindo uma melhor saúde reprodutiva, saúde do coração, dos ossos, saúde mental, controle de peso, saúde da pele e prevenção do câncer.
Os alimentos que as mulheres consomem têm um grande impacto na sua saúde geral. De acordo com a nutricionista Grasiely Almeida, a dieta tem um papel importante na saúde reprodutiva da mulher. Uma dieta rica em nutrientes, como vitaminas e minerais, pode ajudar a promover o bem estar e equilibrio.
Grasiely listou cinco alimentos que devem fazer parte da dieta feminina. Confira.
• Chocolate amargo: é um grande aliado na mulher durante a TPM e durante todo o período menstrual, pois ele alivia o estresse, melhora a ansiedade e traz uma sensação de bem-estar, além de saciar a vontade de comer doces.
• Linhaça: é uma excelente opção de fonte de ômega-3 e é rica em fibras, ela ainda auxilia na redução do colesterol ruim e favorece o bom funcionamento do intestino.
• Abacate: fonte natural de gorduras boas e nutrientes que ajudam e estimulam a fabricação do hormônio progesterona, fundamental para o corpo feminino.
• Folhas verdes escuras: As folhas escuras como couve, acelga e rúcula são uma fonte maravilhosa de ácido-fólico, que fortalece o sistema imunológico e melhora a circulação sanguínea, auxiliando por exemplo, na não coagulação menstrual.
• Cranberry: Rica em flavonoides um antioxidante, ou seja, retarda o envelhecimento e ajuda a combater o estresse do organismo. Para as mulheres que sofrem constantemente com infecções urinárias, a cranberry é uma importante fonte de prevenção.