Cultura

Instituto Pirilampos completa 16 anos de trajetória em Roraima

Atualmente, o Instituto desenvolve projetos sociais e ações de voluntariado

Dezesseis anos de trabalho eternizados na história do voluntariado em Roraima. “Muitas pessoas nos conhecem pelo palhaço de hospital, pela equipe de voluntários que vai lá e tenta levar um pouco de alegria para as crianças, ou até mesmo para adultos em situação crítica nos hospitais, mas a gente evoluiu muito ao longo dos anos”, explica a coordenadora do Instituto Pirilampos, Nara Cardoso.

Atualmente, o Instituto desenvolve projetos sociais e ações de voluntariado em Roraima, com a sede em Boa Vista e uma filial no município de Amajarí, região Norte. “Pretendemos expandir nosso trabalho e queremos mostrar essa nossa força no Estado, o tanto de pessoas envolvidas e queremos que muitas pessoas vejam e sintam vontade de contribuir conosco, das mais diversas formas. Seja como voluntário e/ou doador” disse. 

Trajetória  

O Instituto Pirilampos foi fundado em 2007 por uma equipe de voluntários que desenvolviam atividades recreativas e lúdico-pedagógicas em abrigos, hospitais, casa de repouso, comunidades rurais e indígenas. Inovador, utilizou de ferramentas para aproximar o público de pessoas em situação de vulnerabilidade social. As ações têm a missão de colaborar com a erradicação da extrema pobreza, lutar pela inclusão social, combater a criminalização e outras formas que atentam as violações de direitos humanos.  

Exposição

Durante a comemoração do 16º aniversário do Instituto Pirilampos haverá a exposição fotográfica #pirilampearéverbo e o retrato das ações desenvolvidas em todo o estado de Roraima. 

A exposição está disponível no Roraima Garden Shopping até este domingo. As imagens retratam a trajetória do Instituto Pirilampos em projetos como o Árvores que Acolhem do Vovô Gustavo, Atitude Transformadora e o Projeto Super Panas, desenvolvido em conjunto as Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 

Além disso, haverá um espaço dedicado às mulheres que fizeram ou ainda fazem história no Instituto com o especial “Mulheres que Inspiram Nossa História”, entre elas a Das Dores, fundadora do Grupo de Mães Anjos de Luz (in memorian). 

Em cada expositor haverá informações sobre a história desenhada ao longo dos anos, explicações sobre projetos humanitários e ambientais e a vida de mulheres que contribuem ou contribuíram para a formação do Pirilampos.  

Durante a exposição, será lançado um link com o edital para voluntários. “É interessante a quem quiser se voluntariar para que entenda o funcionamento e se identifique com a melhor atividade”, revelou a coordenadora de Comunicação do Instituto, Nara Cardoso. 

O evento é a oportunidade de mostrar o potencial social do Pirilampos. “Muitas pessoas nos conhecem pelo palhaço de hospital, pela equipe de voluntários que vai lá e tenta levar um pouco de alegria para as crianças, ou até mesmo para adultos em situação crítica nos hospitais, mas a gente evoluiu muito ao longo dos anos”, completou Nara.