O mais popular atrativo turístico da Serra do Tepequém, a Cachoeira do Paiva, ganhou um acesso definitivo que permitirá não somente mais segurança aos turistas e visitantes, mas também uma vitrine turística. No fim da tarde desta segunda-feira, 20, a comunidade inaugurou a escada construída artesanalmente de pedra recolhida das margens do Igarapé do Paiva, o que deu um visual rústico a interagir com a exuberância da natureza por todo o seu entorno.
Depois de quase 12 anos lutando com uma escada de madeira, que se deteriorava rápido devido às condições climáticas do local, com alta humidade, e a ação natural do tempo, foi realizada uma obra para a vida toda. A ação só foi possível graças a ações que contaram com apoio e doações de 33 pessoas, entre empreendedores locais, moradores e lideranças comunitárias, além de mutirões comunitários por meio de voluntariado para a construção.
A nova escada tem 170 metros de extensão, cujo trabalho começou em agosto do ano passado, que ajudou a gerar renda na comunidade da Vila do Paiva, sede do Tepequém, com seis operários que comandaram a construção de pedra com base em cimento, o qual foi doado pela Prefeitura do Amajari. “Foi um trabalho comunitário, com todos os moradores e empreendedores colaborando com doações e mão de obra”, disse o presidente da Associação de Desenvolvimento Sustentável dos Moradores de Tepequém (Adesmote), Manoel Odenilson, em sua fala de agradecimento na solenidade de inauguração.
A presidente da Fundação Municipal de Turismo e Cultura do Amajari, Providência Reis, enalteceu o esforço da comunidade, em parceria com a Prefeitura, para a realização da obra. Disse que a escada artesanal feita de pedra já estará no mapa turístico do Ministério do Turismo, pois se tornou uma atração à parte para quem for curtir as cachoeiras da Serra do Tepequém.
A prefeita do Amajari, Núbia Lima, também elogiou o empenho e união da comunidade. “Se nos dermos as mãos, conseguiremos fazer tudo”, ao anunciar que irá doar o material de construção para iniciar a construção do barracão comunitário onde irá funcionar a sede da Adesmote como mais um sinal de que está disposta a apoiar o Turismo.