Cotidiano

Moradores denunciam que Prefeitura arrancou árvores plantadas por eles

Uma ação de limpeza no bairro teria cortado 14 plantas colocada pelos moradores em canteiros das avenidas Luís Canuto Chaves e Claudionor Freire e na rua Cerejeira

A ação que tinha como objetivo retirar entulhos e lixo das ruas e calçadas do bairro Paraviana, acabou resultando na destruição de diversas árvores que foram plantadas pelos moradores. Cerca de 14 mudas foram arrancadas ou cortadas pelas equipes de limpeza na rua Cerejeira e avenidas Luís Canuto Chaves e Claudionor Freire.

“Eles simplesmente arrancaram todas as árvores e plantas que colocamos nos canteiros. Foram plantadas juntamente com nossas crianças e cuidávamos de todas. Fizeram isso sem nenhum cuidado ou explicação. Um absurdo”, explicou a moradora Rita Correia.

Os moradores do bairro ficaram indignados com a situação porque as árvores foram plantadas como forma de deixar o ambiente mais verde e agradável. Além disso, eram importantes para garantir sombra e frescor em dias de calor intenso.

“No momento que  estamos passando por um período de muito calor, é inadmissível arrancarem as árvores pelo órgão que deveriam proteger e manter elas. Nós moradores plantamos para ter sombra no futuro e plantas frutíferas, para poder ajudar na nossa alimentação e dos pássaros que aqui vivem. Se os canteiros centrais passaram anos sem um plantio, nós moradores não esperamos pela prefeitura para plantar e agora arrancar, com mais de um ano, é de indignar” explicou o engenheiro Agrônomo e analista Ambiental da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), John Amorim.

De acordo com os moradores, as equipes de limpeza cortaram e arrancaram 8 pés de ipê,  duas mangueiras, um limoeiro, uma goiabeira, um coqueiro e um pé de flamboyant (acácia-rubra). Todas as árvores ainda estavam em fase inicial, dado que só tinham um ano de plantio. 


Algumas das plantas que ficaram neste canteiro central. (Foto: arquivo pessoal/Rita Correia)

A FolhaBV entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para entender a ação de limpeza que foi realizada nas ruas do bairro, bem como o porquê da retirada das plantas. O veículo de comunicação aguarda resposta.