Em alusão ao Dia Mundial da Água, um grupo de oito pessoas realizou a limpeza do igarapé Santa Cecília, próximo à BR 401, na manhã desta quarta-feira (22). A ação ocorreu por uma hora e meia e retirou cerca de cinco volumes de resíduos do entorno da água.
A ação faz parte de um calendário montado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Cantá e envolve os moradores próximos aos pontos de limpeza definidos. De acordo com a cuidadora voluntária do igarapé e presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Santa Cecília e Sumaúma, Vânia Coelho, a ação foi importante para que os frequentadores possam ter um espaço mais limpo e se conscientizem.
“Eu fico triste quando vejo toda essa sujeira. Quando vejo que as pessoas desfrutam dos lugares, gostam disso e se refrescar nesses igarapés, mas a responsabilidade é zero. Educação, zero. Não tem respeito nenhum ao meio ambiente e isso é muito triste. Sou uma fiscal ambiental voluntária e cuido do Igarapé tento sempre pedir às pessoas que que sejam também cuidadores. Desfrutem do Igarapé mas cuidem também e não deixem o lixo”, ressaltou Vania.
Entre o lixo recolhido, conforme a secretaria, foram retirados da mata ciliar do igarapé: garrafa, copo e sacola plástica, resto de carvão, madeira queimada, short, cueca, além de bíblia e livros evangélicos.
“No ano passado nós fizemos no outro lado do Igarapé do Santa Cecília que fica no final do bairro. Esse ano nós identificamos que a necessidade era aqui na parte da BR 401 até porque ele é bem frequentado nos aos finais de semana e tinha muito resíduo às margens do igarapé. Em média, nós tiramos entre 50 a 100 quilos de lixo de lá”, contou o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Lima.
Para uma maior conscientização, uma placa foi instalada na rodovia e próximo ao acesso ao igarapé Santa Cecília.