Com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Mulher e refletir através de temas voltados ao empoderamento feminino e a importância do papel da mulher na sociedade, a Assembleia Legislativa de Roraima realizou hoje, 23, uma sessão em alusão a data, intitulada ‘Mulheres que inspiram”.
Uma das escolhidas para ser homenageada é matriarca do estado, Caetana Lima de Castro. Pioneira no transporte interestadual, no auge dos seus 92 anos, ela conta com felicidade que através de muito trabalho e determinação, trouxe o gerador para sede de Caracaraí, foi a primeira vendedora de gás do estado, operou o primeiro raio x em Roraima, representou diversas organizações e viajou o Brasil inteiro trazendo informação e desenvolvimento para o povo roraimense.
“Me sinto feliz, tenho muita história e estou viva para contar”, conta a matriarca sobre a sensação de ser homenageada.
O deputado estadual Marcos Jorge (Republicanos), foi quem escolheu Caetana e outras duas mulheres para serem homenageadas, entre elas a pioneira na Receita Federal de Roraima, dona Tercia e Cecy Brasil, presidente da Academia Roraimense de Letras.
“É um dia alegre, feliz. Para todos aqueles que tem a possibilidade do convívio de grandes mulheres, como eu tenho, a minha esposa, Ana Rafaela, a minha pequenina, Ana Gabriele, mas também mulheres de fibra, de garra, como a minha mãe, a dona Cícera e a dona Caetana, minha sogra, mulheres nas quais eu me inspiro.”, destaca Marcos ao falar das mulheres em sua vida.
Já Cecy Brasil, é pesquisadora, escritora, e conferencista sobre a história, lendas e costumes de Roraima. Ela foi coordenadora, executora e radialista, Assessora de Comunicação do Departamento de Cultura do Estado de Roraima, Diretora de Cultura da antiga FETEC (Fundação de Educação, Ciência e Turismo), Diretora do Departamento de Patrimônio Cultural, instalado no Palácio da Cultura “Nenê Macaggi”, no Centro Cívico e é Presidente da Academia Roraimense de Letras.
E por fim, Tercia Ferreira Eluan. Em sua trajetória, ela foi gerente do Banco da Amazônia, quando o estado ainda era chamado de Rio Branco, atuou na Mesa de Renda Alfandegária e acompanhou a transição do órgão para Delegacia da Receita Federal onde desempenhou a função de Técnica do Tesouro Nacional por 35 anos até se aposentar.
As homenageadas foram indicadas pelos parlamentares por meio de 53 Projetos de Decreto Legislativo de entrega das comendas aprovadas simbolicamente na sessão ordinária de terça-feira (21). Os deputados puderam designar até três mulheres, e as deputadas, até cinco.
O chefe do Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), agradeceu a presença de todos e enfatizou as ações do Centro Humanitário de Apoio às Mulheres (Chame) que foram desenvolvidas desde o início de março.
“Recebemos hoje um grupo seleto de lideranças, de mulheres que se destacam nas mais diversas atividades no Estado e, naturalmente, todas têm muito a contribuir com esta Casa. Não vamos limitar essas ações só ao mês de março, mas perdurar durante todo o ano. Tem sido assim na nossa gestão, com apoio dos colegas deputados, dar ênfase, valorização e respeito às mulheres”, frisou.
Exposição fotográfica
Segue até o fim do mês a 2ª edição da mostra fotográfica “Mulheres que Inspiram”, que enaltece a autoestima das parlamentares e colaboradoras que atuam na Assembleia Legislativa de Roraima.
A exposição é aberta à população, que pode conferir de segunda a sexta-feira, durante todo o dia, no hall do órgão Legislativo. A apresentação conta com fotografias de 48 mulheres, com frases de coragem, amor, fé e lições vivenciadas por elas.
Por: Isabella Castro