As primeiras doses da vacina contra o vírus da influenza (gripe) já chegaram para atender aos municípios de Roraima e a campanha nacional de combate à doença está prevista para iniciar no próximo mês, mas a vacinação será antecipada e no próximo sábado, dia 25, algumas ações começarão a ser desenvolvidas.
De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde de Roraima, Valdirene Oliveira, detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) da Cadeia Pública Masculina de Boa Vista (CPMBV) e indígenas assistidos pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), órgão vinculado ao MS (Ministério da Saúde), serão contemplados com as primeiras atividades de antecipação da campanha.
“Recebemos as doses e vamos adiantar a campanha a fim de otimizar o tempo e o número de vacinados. Esperamos atingir a meta estabelecida e sabemos que as ações de vacinação na Região Norte podem iniciar à medida que as doses cheguem ao destino. É nosso dever, enquanto secretaria, proporcionar saúde à nossa população”, afirmou Oliveira.
Desde 1999 o Brasil desenvolve estratégias de vacinação contra influenza, todas direcionadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), com o objetivo de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. Neste ano, Roraima recebeu do Ministério da Saúde 148 mil doses da vacina contra as viroses gripais para atingir a meta.
“A vacinação contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19, por ser a infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade”, ressaltou Valdirene.
A expectativa é que 90% do público-alvo, composto por crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; trabalhadores da Saúde; indígenas das comunidades do Estado; professores; idosos com 60 anos; pessoas com deficiência; agentes das Forças Armadas; servidores do sistema prisional; e pessoas privadas de liberdade sejam vacinadas.
Conforme o cronograma de entrega das vacinas, nesta quinta-feira, 23, foram contemplados o município de Boa Vista e aos DSEIs (Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena) Yanomami e Leste. Para todos os demais municípios as doses serão entregues na próxima terça-feira, dia 28.