Cultura

Projeto Mulheres estreia o espetáculo Roraimando

Nos dias 8 e 9 de setembro, acontecerá o espetáculo Roraimando, no Teatro Jaber Xaud, Sesc Mecejana, a partir das 21h. Composto por um grupo de mulheres dedicadas à cultura, o grupo promete envolver o público em uma mistura de música, interpretação e dança.

São mulheres que dedicam parte do seu tempo a ensaios para preparação. Motivadas pela força da arte, elas cantam, bailam e encenam. De acordo com a diretora e produtora da apresentação teatral, Marisa Bezerra, o tema é dedicado à representação da cultura roraimense. “As performances de músicas, teatro e dança se entrelaçam no palco, no qual as diversas formas de cantigas e poesias de autores de Roraima surgem em cores, vozes e pulsações”, explicou entusiasmada.

Segundo Marisa, essas pessoas entregam-se, unem-se e se revezam, formando uma explosão de emoções durante a interação com o público. “É muito importante, porque é de fato um evento diferenciado, justamente por unir três linguagens divergentes”.

O ESPETÁCULO – Sobre o fomento, Marisa Bezerra nos informou que é um projeto de lei de incentivo à cultura no estado. Existem vários apoiadores, e comtempla seis apresentações. “Nós pensamos em temáticas para produção de cada uma. No mês de março, por exemplo, a gente pensou na parte do universo feminino, voltado ao mês da mulher”.

Por conseguinte, em junho, ela disse que trabalharam o cunho romântico, inclusive, gerando grande repercussão. Conforme ela, o processo é de formação de público, para isso, é necessário fazer com que as pessoas frequentem o teatro. Além disso, uma das intenções é atrair quem ainda não prestigiou. “Houve lotação nas atrações passadas. Infelizmente não podemos contemplar a todos, devido ao número de cadeiras. No entanto, foi um grande sucesso. Agora estamos retornando para finalizar. Desta vez, voltado para composições de Roraima. Com isso, pretendemos valorizar a cultura local”.

CLASSIFICAÇÃO – A faixa etária permitida é de 14 anos. “Primeiro pelo horário, às 21h, e também pelo fato de que não é uma linguagem voltada para crianças, por mais que os pais se responsabilizem”. Segundo ela, muitas vezes a garotada pode sentir-se incomodada, e em algum momento querer sair do estabelecimento. “Isso pode prejudicar o desenvolvimento da interpretação, tendo em mente cenas que exigem concentração dos atores ”.  

CONVITE – A organização volta a convidar aos que gostaram e conhecem o trabalho. Há um grande agravante, são as últimas apresentações. “Convidamos também aqueles que não viram nenhuma apresentação. Nós queremos o feedback da população, queremos que tirem suas próprias conclusões diante de tudo o que viu”.

SERVIÇO
Local: Teatro Jaber Xaud – Sesc Mecejana
Data: 8 e 9 de setembro
Horário: 21h
Ingressos: R$ 14,00 (inteira) – R$ 7,00 (meia)
Vendas no local a partir das 18h