O estado de Roraima tem uma proporção de 9,6% de estudantes em turno integral no Ensino Médio. Na região norte, a média é de 13,8% e no Brasil, cerca de 20,4%. Os dados são da primeira etapa do Censo Escolar 2022, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A pesquisa traz informações sobre todas as escolas, professores, gestores e turmas, além das características dos alunos. O item destacado pelo Inep é de que o ensino médio em tempo integral manteve a tendência de alta e “atingiu um crescimento de 9,9% na rede pública, nos últimos cinco anos (10,5% para 20,4%)”.
No entanto, desde 2020, Roraima declinou na proporção de alunos em tempo integral, ano em que a taxa era de 10,5%. Em contato com a Secretaria de Educação e Desporto (Seed), Roraima “não há previsão de ampliar o número de escolas do Programa Ensino Médio em Tempo Integral”, além de que a rede estadual de ensino possui apenas cinco escolas integrantes do programa.
Conforme a Seed, 1.657 alunos são atendidos pelas escolas Maria das Dores Brasil e América Sarmento Ribeiro (Boa Vista), Padre José Monticone (Mucajaí), José de Alencar (Rorainópolis) e José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí). O modelo de ensino oferece a ampliação da jornada escolar e a formação integral do estudante.
“As escolas EMTIs [Ensino Médio em Tempo Integral] estimulam o protagonismo juvenil, o empreendedorismo, a pesquisa científica e o Projeto de Vida o qual proporciona que o estudante construa o seu próprio conhecimento. Neste modelo de escola, os alunos desenvolvem ações educativas por meio de uma Matriz Curricular Diferenciada e Flexível que contempla as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular como Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, além dos Itinerários Formativos com os quais estudantes têm a oportunidade de escolher caminhos de aprofundamento de estudo”, explicou a Seed, por meio de nota.
Entre outros dados do Censo Escolar 2022, as duas mil escolas do EM da região norte, e que fizeram parte do levantamento, foram as que menos tiveram recursos tecnológicos, como computadores, internet, lousa digital e tablets. Conforme a secretaria, para Roraima, há previsão da entrega de lousas digitais interativas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, com “investimento na ordem de R$ 1,6 milhões em recursos federais”.