O Governo do Estado informou na noite desta sexta-feira, 24, que está tomando todas as medidas para a liberação dos policiais militares do Giro, que foram detidos na Venezuela.
“Todas as medidas necessárias para assegurar a integridade e liberação da guarnição que se encontra detida no país vizinho foram tomadas, o que deve ocorrer nas próximas horas, de forma pacífica e diplomática”, diz a nota.
A Polícia Militar destacou que somente será possível entender o ocorrido após a liberação da guarnição. ” A guarnição poderá contar com veracidade os detalhes e motivação do incidente que culminou na detenção da mesma naquele país”, acrescentou.
A nota ainda esclareceu que a guarnição está atuando no município de Pacaraima, fronteira do Brasil com a Venezuela, na Operação Hórus, que teve início em maio de 2019 e, até hoje, foram apreendidas toneladas de drogas, com prejuízo estimado em bilhões para o crime organizado nas fronteiras brasileiras, incluindo a apreensão de produtos de contrabando e descaminho.
A Operação Hórus integra o programa Guardiões das Fronteiras, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, cujo objetivo é combater a entrada e, principalmente, a saída irregular de produtos lícitos e ilícitos do país por meio de estradas e rodovias brasileiras, ao longo dos 16,8 mil km de fronteira terrestre do lado brasileiro, com a atuação integrada de instituições federais e forças policiais.