A pavimentação de uma ponte que irá interligar a avenida Roma, no Centenário, e rua Santo Antônio Abonari, no bairro Aracélis Souto Maior, iniciou no dia 10 de janeiro deste ano e conta com 700 metros com asfaltamento, construção de calçadas, meio-fio e sarjeta. Todavia, a pavimentação traz consequências para os indígenas Xirixanas/Yanomami que moram próximo ao local há muitos anos.
A ordem de despejo foi entregue no dia 7 de março, com prazo de 20 dias, finalizando nesta segunda-feira, 27.
Sem saberem o que fazer ou como agir, a comunidade procurou ajuda da KAPÓI-RR (Associação Cultural Indígena do Estado de Roraima).
“Eles vieram para Boa Vista procurando uma vida melhor para seus filhos, educação e saúde. E nós não temos um local próprio para acolhê-los, então estamos pedindo ajuda dos órgãos”, conta o presidente da Associação, Nelson Martins.
No local moram cerca oito famílias, muitos dos moradores do local cresceram no bairro. Alguns vendem artesanatos para sobreviver e não possuem condições para pagar as multas estabelecidas que são de R$5mil por família, o que totaliza o valor de R$40 mil.
“Somos muitas famílias e crianças, moramos aqui há muito tempo, crescemos aqui e agora não sabemos para onde ir. Recebemos a notificação há 20 dias, uma multa de 5 mil reais e falaram pra gente se virar”, conta uma moradora do local.
A reportagem procurou a Prefeitura de Boa Vista e aguarda retorno.