O curso de Geografia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) atingiu a nota máxima no Ministério da Educação (MEC), o conceito 5. A nota é resultado de uma avaliação feita pelo MEC que considera diversos fatores, como a qualificação dos professores, a estrutura curricular e as instalações físicas do curso.
Para Katielle Silva, diretora do curso de Geografia, o processo de avaliação do MEC não pode ser entendido estritamente como um “arrumar a casa para a visita”. “A criteriosa análise com base em 58 indicadores nas dimensões didática-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, vem atestar a qualidade do curso que construímos de forma comprometida todos os dias. A obtenção do conceito 5 pelo MEC, sem dúvida, é um orgulho para todos que fazem o curso e vem fortemente acompanhado pelo nosso compromisso de continuar garantindo um curso de excelência para a formação de exímios geógrafos”.
Acadêmicos da UFRR
Também faz parte, segunda a diretora Katielle, o domínio das geotecnologias e a compreensão espacial crítica e inter-escalar nos campos socioeconômico, demográfico, ambiental e cultural, no campo e na cidade, demandam as “lentes” do geógrafo no contexto amazônico, sendo este profissional essencial para a construção de sociedades mais justas.
“Nos últimos 5 anos formamos 17 geógrafos. O curso de Geografia da UFRR tem se destacado nos últimos anos pela sua qualidade de ensino e pela sua produção acadêmica. Com um corpo docente altamente qualificado e uma estrutura curricular que atende às demandas da profissão, os alunos formados pelo curso têm se destacado em diversos setores da sociedade pelo país”.