A Universidade Federal de Roraima (UFRR) divulgou edital de processo seletivo com 60 vagas para o curso de Licenciatura em Educação do Campo, sendo metade para a área de Ciências Humanas e Sociais e outra metade para Ciências da Natureza e Matemática.
As capacitações visam formar professores da Educação Básica de Roraima, por meio da Pedagogia da Alternância, o método que busca a interação do estudante que vive no campo com a realidade que ele vivencia no dia a dia (entenda melhor ao final da reportagem).
Podem participar da seleção candidatos que concluíram o Ensino Médio e moram ou trabalham no campo. Gratuitas, as inscrições estarão abertas das 8h de 10 de abril até as 23h59 de 12 de maio (horário de Boa Vista) e poderão ser feitas pelo site da Comissão Permanente de Vestibular da UFRR.
A escolha dos candidatos em única fase, a partir da análise do histórico escolar e da carta de intenção. Os postulares ao curso de Ciências Humanas e Sociais terão as notas médias avaliadas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Sociologia, Geografia e História, obtidas ao longo do Ensino Médio, enquanto para Ciências da Natureza e Matemática, a avaliação considerará as médias de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física e Química.
O resultado final será divulgado no dia 10 de julho e o início das aulas está marcado para 1º de agosto.
Pedagogia da Alternância
A Pedagogia da Alternância consiste em uma articulação entre o Tempo Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC). Cada disciplina começa com encontros presenciais no TU e continua quando os alunos retornam às suas comunidades, onde concluem as atividades didático-pedagógicas orientadas por cada professor, com base nos estudos teóricos e práticos realizados em sala de aula, durante o período do TC, informou a UFRR.