“É assim todo início de mês”, reclama a servidora pública Marcela Souza de Nascimento, 47, sobre a grande fila formada para marcar consultas de psiquiatria e psicologia na Clínica Especializada Coronel Mota, no Centro de Boa Vista.
O estresse se repetiu na manhã desta segunda-feira (3). Na fila, cujo final chegou a tomar a calçada do lado de fora do prédio, havia pacientes e responsáveis por pacientes que disseram ter dormido no local ou que chegaram às 3h.
A atendente Maria do Socorro Pereira, 48, que procurou a clínica para marcar consulta para a irmã com depressão pós-parto, cansou de esperar na fila. A sorte dela é que o esposo tinha disposição para guardar o lugar. “É uma humilhação. Minha irmã só chegava aqui e marcava, porque ela não pode estar enfrentando fila, porque ela tem problema. Se ela ficar aí, abala o psicológico dela. Só chegava aqui e marcava”, lamentou.
Vídeos mostram o momento em que uma servidora da clínica intimida um paciente por filmá-la e o ameaça de processá-lo. Após o entrevero, a Polícia Militar foi acionada para acalmar os conflitos no local.
As principais reclamações foram a falta de organização da fila e de uma alternativa para pessoas com acesso à internet marcarem consultas e exames sem sair de casa. Além disso, a falta de cobertura para a maioria do público fugir do sol e o possível risco de um poste de energia com rachaduras cair no corredor preocupavam quem estava por lá.
As reclamações não param por aí: incluem a falta de banheiro suficiente e a impossibilidade de ir ao toalete que existe e de se hidratar, sem perder o local na fila.
Profissional do lar, Marilza do Rosário de Souza, 52, que diz ter ansiedade e depressão, acrescenta a falta de atendentes para marcar consulta à tarde. “Vim no dia 13 do mês passado (segunda-feira) e a moça, que acho que era zeladora, me informou que não tinha ninguém pra marcar, e que era pra eu vir de manhã”, lembrou.
Resposta
A Folha cobrou explicações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) que se manifestou por meio da seguinte nota:
A direção geral da Clínica Médica Especializada Coronel Mota esclarece que as demandas na unidade costumam ser elevadas sempre no início de cada mês, principalmente para as referidas especialidades. Contudo, tem buscado alternativas para minimizar as reclamações dos pacientes.
Informa ainda que como solução para o problema, aumentou de três para cinco o número de atendentes para marcação de consultas durante os dias da semana.
Além disso, a unidade irá iniciar em maio o agendamento de consultas no primeiro sábado de cada mês, das 7h às 10h. A unidade será aberta exclusivamente para os agendamentos de psiquiatria e psicologia. A medida visa garantir o acolhimento dos pacientes da melhor forma possível.
*Por Lucas Luckezie