Mais de 500 kg de lixo foram retirados de duas praias de Boa Vista, durante o Projeto Praia Limpa, ocorrido nesse domingo, 2.
O projeto estava parado a quase três anos devido a pandemia e percorreu as Praias da Polar e Caçari, onde foram retirados 300 quilos na Polar e 200 no Caçari.
A ação contou com aproximadamente 60 colaboradores que abordaram mais de 100 banhistas e comerciantes. Foram realizadas ações de limpeza das praias e seus entornos, além de orientações aos banhistas e comerciantes sobre o descarte correto de resíduos e sobras de alimentos.
Além disso, na entrada dos balneários, foram distribuídos recipientes de lixo para carro e sacolas para recolher lixo, além de pedir a colaboração dos frequentadores na manutenção da praia. A Defesa Civil Municipal também estava presente na ação orientando sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar ataques de piranhas como, por exemplo, evitar ficar imóvel na água e evitar jogar restos de alimentos na água, pois pode ser um dos fatores que atraem as piranhas para os locais.
“Conseguimos conversar com os banhistas, ambulantes e comerciantes das praias. Pedimos que todos contribuam com relação à sensibilização para que os banhistas não descartem lixo nas praias e não jogam comida nos rios. Ouvimos também os ambulantes, eles argumentaram que fazem o papel deles e a gente pediu parceria para fiscalizar”, declarou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Pereira Santos.
Foi realizado também a campanha “Álcool zero, eu apoio”, com o objetivo de orientar os banhistas sobre os perigos de combinar álcool e direção.
A ação contou com a entregaram de panfletos da campanha e utilização de Etilômetro descartável para os testes de alcoolemia.
Parceria – O Projeto Praia Limpa conta com o apoio de diversas entidades parceiras, como a Secretaria Municipal de Serviços Públicos – SMSP, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista – FETEC, Defesa Civil, Sanepav e Roraima 4×4 Jipe Clube.