Uma funcionária da Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo, em São João da Baliza, no interior de Roraima, entrou em contato com a FolhaBV para denunciar desvio de função das merendeiras na unidade.
A unidade escolar tem recebido alunos da Escola Estadual Henrique Dias, que está em reforma. De acordo com a denúncia, diretora da Escola Henrique Dias delegou às duas merendeiras da unidade que fizessem lanches para a secretaria da escola, fazendo com que as merendeiras da escola Francisco Ricardo Macedo façam as merendas para os alunos das duas unidades.
“E eu acredito que as merendeiras tem que ficar com nós aqui no Ricardo Macedo porque as merendeiras tem que cozinhar para os alunos e não ficar fazendo lanchinho para a diretora na secretaria, e está um caos aqui”, disse uma funcionária que não quis se identificar.
Em janeiro, a Secretaria de Educação e Desporto ofertou 225 vagas em seletivo para a contratação de merendeiros na capital e no interior. O resultado final foi divulgado em fevereiro.
Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto informa que a denúncia será devidamente apurada por meio do Departamento de Gestão Escolar, setor responsável direto pelo acompanhamento das escolas do interior do Estado, para que sejam adotadas as providências que forem cabíveis.
A Pasta ressaltou ainda que os profissionais de copa e cozinha (merendeiros) são contratados por meio de processo seletivo para atender exclusivamente os estudantes com o preparo da alimentação escolar, bem como são responsáveis pelo manuseio e armazenamento dos produtos.