Cultura

Por que algumas pessoas não comem carne vermelha na Semana Santa?

Os fiéis também têm a opção de escolher abdicar de algo por qual tenham muito apreço, como doces refrigerante, cigarro, café

Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia, então é comum que nesse dia as pessoas substituam o consumo dessas carnes pelo consumo de peixe.

A Sexta-Feira Santa é a data que católicos reservam para o reconhecimento do sacrifício de Jesus Cristo. Por isso, a Igreja Católica recomenda aos fiéis que reconheçam o sacrifício que foi a vida daquele que dá nome ao cristianismo. 

Nos primeiros tempos dessa prática, era comum que as pessoas abstivessem-se nas quartas e nas sextas e, além da carne, as pessoas não consumiam laticínios e ovos também. A prática, no entanto, perdeu força, e a Igreja defende atualmente a abstenção apenas na sexta. Hoje em dia, a prática da privação de carne durante a Sexta-Feira Santa segue vigente.

A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.

Em relação a carne, interromper seu consumo nesta data segue apenas como uma sugestão das práticas católicas. Os fiéis também têm a opção de escolher abdicar de algo por qual tenham muito apreço, como chocolate, refrigerante, cigarro, café. Por fim, essa atitude tem como finalidade funcionar como ato de solidariedade, por Cristo e por aqueles que passam fome.