Em reforma desde 2019, o Hospital Pedro Álvares Rodrigues, no Município de Bonfim, no Norte de Roraima, ganhou nova data para ser finalizado: até o fim do primeiro trimestre de 2023. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a pedido da Folha.
A pasta explicou que o atraso para concluir a obra foi motivado pelos impactos da pandemia da Covid-19 na construção civil, o que fez a empresa contratada não conseguir finalizar o serviço no prazo estipulado no contrato.
Com isso, a Sesau disse ter precisado contratar uma nova empresa para dar andamento aos trabalhos da obra, orçada em R$ 4.128.157,95. O valor é oriundo de verbas federais e com recursos próprios do Estado.
O projeto inicial de ampliação da unidade contempla 23 leitos, salas de fisioterapia e farmácia, além de maternidade e centro cirúrgico. É a primeira reforma do hospital desde a inauguração, em 1994.
Enquanto isso, moradores com menor gravidade se dirigem a postos de saúde municipais, como o Centro de Saúde Cristino José da Silva. Os mais graves precisam de deslocamento para atendimento no Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista, a 124 quilômetros de distância de Bonfim.