Entretenimento

Vendas de vinil ultrapassam CD pela primeira vez desde os anos 80

Nesta sexta-feira, 7, acontecerá uma venda de garagem para os amantes de discos e para aqueles que querem conhecer

A paixão pelos discos de vinil ultrapassa gerações, onde até mesmo aqueles nascidos depois dos anos 2000 aderiram ao estilo. Nos últimos 30 anos, foram vendidos mais de 41 milhões de discos de vinil contra 33 milhões de CDs desde 1987. Os dados são do Relatório da Associação Americana da Indústria de Gravação. 

O lucro de mais de R$ 6 milhões deve-se a nova e velha geração de amantes do vinil. Em Roraima, há dezenas de colecionadores que se reúnem diversas vezes ao ano para conversarem, trocarem informações e dividirem as novas aquisições. 


O álbum ‘Bébé le Strange’ da banda Heart foi o primeiro que Cyneida adquiriu. (Foto: Isabella Cades)

A jornalista Cyneida Correa é uma colecionadora de vinis apaixonada que iniciou sua coleção a cerca de 10 anos e hoje soma quase 400 discos.
“Ganhei uma vitrola há uns 10 anos e quis começar a colecionar. Meu marido junto a uma colega me presenteara com vinis antigos e aí comecei. Fui organizando e no caminho encontrei outras pessoas que tinham coleção e fomos conversando”, conta ela. 

Hoje na sua terceira vitrola, ela foi evoluindo e se modernizando, usando até mesmo um app para organizar os discos. O Discogs utiliza uma tecnologia que permite os usuários registrarem discos físicos, catalogá-los, procurar por artistas, gravadoras e títulos, além de comprar os álbuns. 


A coleção conta com centenas de discos, dos clássicos aos mais raros. (Foto: Isabella Cades)

Cyneida iniciou um grupo no Whatsapp há 5 anos e após um evento no fim do ano passado, eles resolverem se juntar aos demais grupos já existentes, criando um só com cerca de 40 pessoas. O grupo ou clube de vinil, possui o intuito de se tornar uma associação. No ambiente online eles sempre organizam eventos como vendas de garagem.

EVENTO 
Nesta sexta-feira, 7, ocorrerá uma venda de garagem na rua Cerejeira, 304, Paraviana, que reunirá amigos, colegas e o público em geral, já que o evento é aberto. A ideia é interagir, negociar e fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a arte sonora do vinil. 

Onde: Paraviana, rua cerejeira 304
Quando: 7 de abril, sexta-feira
Horário: A partir das 9h