Entretenimento

Como as brincadeiras de páscoa ajudam na educação das crianças

Muito além dos chocolates, criar brincadeiras educativas e vivenciar a data com emoção, é fundamental

Comemorada neste domingo, 9, a Páscoa é uma celebração especial para as famílias proporcionarem um momento único para as crianças. Muito além dos chocolates, criar brincadeiras educativas e vivenciar a data com emoção, é fundamental para as memórias afetivas dos pequenos.

Cada família tem sua religião, e algumas não seguem todas as tradições da data, mas incentivar a imaginação é fundamental para o processo lúdico durante a infância, e deve ser incentivada pelos pais, como explica a psicopedagoga Graciela Ziebert.

“Até entender que o coelhinho é um símbolo da Páscoa que transmite a questão da vida, é muito legal a família trabalhar de forma divertida, trazendo a imaginação da criança, sobre o coelhinho ter passado por ali. Muitas famílias deixam patinhas marcadas pela casa, escondem os ovos e essas dinâmicas são extremamente importantes para as crianças porque elas trabalham a questão das memórias afetivas, das emoções e o vínculo afetivo com os pais”, explica Graciela.

A educadora explica que de fato é uma comemoração mais intimista e familiar e trabalhar essas questões são importantes para conversar com a criança, que independente da idade, deve entender o porquê daquela brincadeira. 

“Tudo é válido quando a família se propõe fazer da primeira infância, uma infância de momentos divertidos, criando essas  memórias e fortalecendo o vínculo afetivo através dessas brincadeiras”, ressalta.

Confira opções de brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Caça aos ovos: a mais tradicional das brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa

A caça aos ovos é uma brincadeira para fazer com as crianças na Páscoa muito tradicional – aposto que seus pais já fizeram com você na infância!

Os ovos (ou outros brindes, caso a criança não consuma açúcar) são escondidos pela casa ou pelo ambiente onde a atividade será feita – um salão de festas, o quintal, a área externa do condomínio – e as crianças precisam encontrá-los.

Primeiro, diga aos pequenos que os adultos viram o coelhinho indo embora, mas não a tempo de saber onde ele havia deixado os mimos. Esta é uma brincadeira “às cegas”, ou seja, sem pistas, rastros ou pegadas de coelho. Os pequenos devem procurar seus ovos em cada cantinho.

Siga as pegadas

Essa brincadeira é, praticamente, uma variação da caça aos ovos, mas com pistas: as pegadas do coelhinho espalhadas pelo chão que levam aos ovos de Páscoa. Você pode usar adesivos de pegadas (em lojas de artigos para festas sempre têm), fazê-las em casa (com cartolina ou sulfite) ou desenhar pegadas no chão com farinha.

O caminho deve ter obstáculos, como a mesa de centro ou o sofá.

Quente/frio de miniovos

Lembra da brincadeira infantil de quente/frio, quando os coleguinhas escondiam algo e os outros tinham que procurar, a partir de dicas se estava quente (perto de achar) ou frio (longe)?

Para tornar essa uma das brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa, divida as crianças em duas equipes.

Esconda os miniovos em lugares diferentes e, enquanto elas procuram, você deve ir avisando se elas estão “quentes” (próximas) ou “frias” (longe) dos chocolates. Conforme elas forem encontrando, deverão colocar uma cestinha. A equipe que tiver mais será a vencedora.

Chococulto

Outra brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa é como um amigo secreto normal, mas aqui o presente é comestível!

Você pode entregar os papéis com nomes alguns dias antes do domingo de Páscoa ou fazer o sorteio na hora mesmo. Como ovos podem estar um pouco caros, há a opção de barras de chocolate, que são igualmente deliciosas.

Se for só entre crianças, ajude-as a descrever os amigos na hora de revelar e entregar o presente.

Viu como é fácil preparar brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa? Com poucos recursos e até itens que você tem em casa, fica fácil entreter os pequenos.