Saúde e Bem-estar

Recomendação de uso de máscaras em serviços de saúde é atualizado

Secretaria Municipal de Saúde informou que qualquer atualização nas unidades de saúde de Boa Vista serão divulgadas; Vigilância de Saúde do estado já utiliza as mudanças nos hospitais e pronto atendimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou a Nota Técnica nº 04/2020, apresentada em meio ao auge da pandemia de covid-19 no Brasil, na última terça-feira (04). Com as novas alterações, a utilização de máscara em unidades de saúde ficou restrito a situações e pessoas específicas.

De acordo com a Anvisa, a atualização ocorreu após discussões sobre o assunto, redução de casos e mortes pela doença e oferta de vacina no país. No entanto, destacou que o objetivo da medida é prevenir contaminações e transmissão de Covid-19 no ambiente hospitalar e proteger pacientes, outros acompanhantes, visitantes e profissionais.

“A Anvisa ressalta que é importante reforçar a recomendação de continuidade do uso de máscara nos serviços de saúde para os acompanhantes e os visitantes de pacientes internados. A orientação é não retirar a máscara durante a permanência dentro do estabelecimento de saúde, inclusive no quarto ou na enfermaria onde o paciente estiver”, orientou a agência.

    Saúde em Boa Vista e Roraima
    A reportagem procurou a Prefeitura de Boa Vista e o Governo de Roraima para saber como estão as exigências de máscara nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pronto atendimentos e hospitais. Em notas breves, a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) informaram que estão sabendo das atualizações, além de que a Prefeitura divulgará qualquer atualização nas unidades municipais e as mudanças da Anvisa reitera as normativas já realizadas pelo Estado.

    Confira as notas na íntegra:

    Prefeitura de Boa Vista – “A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Comitê de Emergência de Covid-19 está analisando a Norma Técnica sobre o uso de máscaras dentro de unidades de saúde. Qualquer atualização sobre o assunto em Boa Vista, será divulgada para a população nos canais oficiais da prefeitura”.

    Governo de Roraima – “A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde esclarece que as unidades de saúde do Estado adotam o uso de máscaras como protocolo de biossegurança para pacientes e profissionais de saúde. Sendo assim, a atualização da norma técnica Nº 04/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, apenas reitera as normativas que são realizadas pelo Sistema Único de Saúde de Roraima”.


    O objetivo da medida é prevenir contaminações e transmissão de Covid-19 no ambiente hospitalar. (Foto: Arquivo/FolhaBV)

    Uso de máscara

    As recomendações, conforme a Anvisa, continuarão em constante reavaliação seguindo o cenário da covid-19. Com isso, no momento atual, o uso de máscara ficou restrito à:

    • Pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para Covid-19 e seus acompanhantes.
    • Pacientes que tiveram contato próximo com caso confirmado durante o período de transmissibilidade da doença (últimos 10 dias).
    • Profissionais que fazem triagem de pacientes.
    • Profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes presentes nas áreas de internação de pacientes, como, por exemplo, as enfermarias, os quartos, as unidades de terapia intensiva, as unidades de urgência e emergência, os corredores das áreas de internação etc.
    • Situações em que houver a indicação do uso de máscara facial como equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, em qualquer área do serviço de saúde.