Cotidiano

Mais de 500 crianças autistas se reúnem em manhã de recreação

5ª edição do RecrearTEAndo foi realizada na Praça do Mirandinha

A 5ª edição do RecrearTEAndo realizada na manhã desta quinta-feira, 6, na Praça do Mirandinha foi marcada por muita diversão, brincadeiras e, principalmente, inclusão. 

O evento de encerramento da Semana Municipal de Conscientização do Autismo reuniu mais de 500 alunos da Rede Municipal de Ensino, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Um dos grandes momentos simbólicos do evento foi a soltura de centenas de balões azuis, cor referente à campanha nacional do TEA (Foto: Divulgação)

O RecrearTEAndo, é fruto de um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Carmem Eugênia Macaggi, que iniciou de maneira tímida e hoje conta com a participação de todas as escolas da rede em um único objetivo: conscientizar a população sobre a temática e fortalecer o processo de inclusão desses alunos no contexto escolar e social, como explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.

“Durante toda semana promovemos ações importantes que reforçam o compromisso em defender a bandeira do respeito e inclusão das pessoas com autismo. O RecrearTEAndo se tornou referência e hoje é um dos maiores eventos voltados a esta temática em Roraima, representando integração dos alunos com TEA, equipe escolar e familiares”, disse.

É DIVERSÃO QUE CHAMA?

O que não faltou foram motivos para sorrir. A criançada participou de diversas brincadeiras dirigidas, de cunho pedagógico, oficinas de balão, massinha de modelar, desenho, pintura, bola de sabão, além de contação de histórias e muita aventura na tirolesa e no pula-pula.

E um dos grandes momentos simbólicos do evento foi a soltura de centenas de balões azuis, cor referente à campanha nacional do TEA. Quem se divertiu muito foi o Beijamim Ramalho, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues. 


 A criançada participou de diversas brincadeiras dirigidas, de cunho pedagógico (Foto: Divulgação)

“Achei muito legal esse evento. É a primeira vez que participo. O que mais gostei foi do slackline. Na minha escola adoro a aula de educação física para jogar futebol”, disse.

“MEU FILHO EVOLUIU MUITO”

A mãe, Maria Antônia, falou da evolução do filho com os atendimentos especializados e destacou a importância do evento para dar visibilidade ao tema. “Meu filho evoluiu muito. Antes era muito retraído e agora está mais comunicativo com os coleguinhas. A convivência com a família também melhorou bastante. Esse evento é ideal para trocar experiências, confraternizar e mostrar para as crianças e familiares que não estão sozinhos”, contou.

Catarina Lima, de 4 anos, aluna da Escola Municipal Teresa Maciel, ganhou uma pintura de rosto durante as oficinas oferecidas. O pai, Marcos Lima, fez questão de estar junto da filha nesse evento especial e também destacou a evolução dela. “Desde o início do ano ela tem sido acompanhada pela psicopedagoga da escola e desde então demonstrou boa evolução, interagindo mais com os coleguinhas e com a sociedade”, disse.